20 de setembro de 2024
FOTO: REPRODUÇÃO
PASSOS – O Sistema Faemg/Senar distribuiu a cartilha “Ações e Serviços de Apoio ao Produtor de Leite Mineiro” durante reunião da Comissão Técnica de Pecuária de Leite, na última terça-feira, 17, no Sindicato de Produtores Rurais de Passos (SinRural).
A cartilha, que pode ser acessada no site da Faemg (https://www.sistemafaemg.org.br/Content/uploads/publicacoes/arquivos/QB4l1726577156359.pdf), o produtor rural encontra cerca de 40 iniciativas de diferentes entidades do agro para a cadeia leiteira, entre elas, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG), além de cursos e treinamentos oferecidos pelo Sistema.
O guia foi idealizado pela Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite, que integra o Conselho Estadual de Políticas Agrícolas (Cepa) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Nas 40 páginas, o produtor pode se informar sobre o trabalho realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
A publicação também traz programas, cursos, pesquisas, testes, atividades técnicas e diversos tipos de assessorias disponibilizadas pelo Sistema Ocemg, Sebrae Minas, Silemg, Embrapa Gado de Leite, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Todas as instituições que podem ajudar os produtores estão nesta cartilha”, ressaltou o presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite e coordenador da Câmara Técnica Setorial de Bovinocultura de Leite Cepa/Seapa, Jônadan Ma, durante a apresentação.
A analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar Mariana Simões reforça a importância da cartilha para um estado que é líder em produção leiteira. “Minas Gerais produz cerca de 9,4 bilhões de litros no ano e isso representa mais ou menos 27% da nossa produção nacional”, explica.
Em 2023, o Valor Bruto da Produção (VBP) do leite alcançou R$15,9 bilhões, o que representaram 13% de toda a renda produzida no meio rural.
Reunião
Além do lançamento da versão impressa da cartilha, a reunião da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar também foi marcada pela troca de conhecimentos entre produtores e técnicos. O gerente do Escritório Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, destacou a importância de ouvir os produtores para criar ações que melhorem suas condições de vida e produção. Após o encontro, no Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, houve uma visita técnica à Fazenda Santa Luzia, do grupo Cabo Verde.