BELO HORIZONTE – A ExpoQueijo Brasil 2023, realizada em Araxá, bateu recorde de inscrições, com 410 produtores expondo 1,3 mil queijos, de nove países, participando da competição que vai premiar o melhor queijo com o título de “Super Ouro”.
Além do concurso internacional, o evento também conta com uma Feira Internacional de Negócios, com cem estandes expondo produtos da agricultura familiar. Há, também, palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado, entre outros produtos da gastronomia rural.
A vila gastronômica e cultural promove uma experiência sensorial na degustação de queijos artesanais harmonizados com outras iguarias da culinária regional. Uma celebração dos sabores e da cultura, com música ao vivo, mostras e exposições.
A feira tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta, ainda com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo segue com programação até domingo, 27, com impacto nas áreas de turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos, além de relações internacionais.
O Governo de Minas é parceiro do evento e participa por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
“A ExpoQueijo consagra o trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura e seus parceiros para simplificar a vida dos produtores de queijo. Hoje, vivemos uma realidade diferente em Minas, com a descentralização dos serviços de inspeção, que agora podem ser realizados pelos municípios, o que permite aos pequenos produtores registrar seus produtos com mais facilidade. São ações para agregar valor à cadeia produtiva, gerar emprego e renda, assegurar a sucessão no campo e dar dignidade às famílias mineiras”, afirmou o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.
Oportunidade
Para os produtores, a feira é uma oportunidade de ter seus produtos reconhecidos, qualificados e expostos para todo o mundo no principal evento do segmento no país. O produtor Jorge Luiz Coutinho Bezerra, do Sítio Primavera, da cidade de Lima Duarte, na Zona da Mata, venceu o ouro na Expoqueijo de 2021 com o queijo ‘Primavera ao Vinho”, na categoria queijo aromatizado com leite cru. Em 2023, ele chega a sua terceira participação. Pra Bezerra, o prêmio é uma forma de valorizar ainda mais o seu produto.
“A premiação nos deu direito a colocar o selo no queijo. E o turista quando vê, quer experimentar, quer saber mais e acaba levando, seja como uma recordação, ou pelo fato de ser uma queijo selecionado. E isso é muito importante, pois valoriza nossa região e nossa produção”, afirma.