PASSOS – O recorde mundial de produção leiteira atingindo pela vaca Baleia na Exposição Agropecuária de Passos (Expass Agro) durou apenas três dias. Na última segunda-feira, ela produziu 132,2 quilos em três ordenhas. Nesta quinta-feira, a vaca Poesia produziu 144,2 quilos, também em três ordenhas e durante o Torneio Aberto de Leite. Os dois animais são da raça holandesa e a vaca Poesia foi vendida para João Roberto Bolelli, de Rifaina (SP).
A abertura oficial da Expass Agro, que homenageia o produtor rural José Coelho Vitor, o Zé Cabo Verde, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 29, no Espaço Tropeiro, com a presença de várias autoridades, dentre elas, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, do presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio Pitangui De Salvo, além de prefeitos, vereadores, deputados, produtores rurais e familiares do homenageado.
O Torneio Aberto de Leite e o Gir Leiteiro tiveram início no dia 26 e finalizaram com a premiação, que entregou dois carros para os vencedores. Murilo Rios Lemos, com a vaca Baleia ganhou um dos veículos. Após a premiação, o evento proporcionou o banho de leite.
Já o Torneio de Bubalinos termina hoje, 30. Também nesta sexta-feira, começa o julgamento dos animais de pista Gir e Girolando. No próximo domingo, 2, acontece o encerramento de todo o evento, com o Leilão Elite de Gado de Leite, a partir das 12h, no Espaço Tropeiro com convites especiais.
De acordo com os empresários, a expectativa é de grandes negócios durante o evento. Segundo eles, os estandes mantiveram lotados durante o dia e muitos produtores rurais e suas famílias estiveram no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SinRural) de Passos, Darlan Esper Kallas, o evento mostra a força do agronegócio, agradecendo a forte presença dos expositores e dos produtores rurais.
O presidente ainda destacou, a importância da Expass Agro com a presença do secretário de Estado, do prefeito de Passos, Diego Oliveira, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Evandro do Carmo Guimarães e do presidente da Girolando, Domício José Gregório Arruda.
Com relação aos negócios na feira, Segundo Darlan, os empresários esperam muitas vendas durante os três dias de evento, salientando a importância de marcar presença neste momento tão importante, em que, todos os olhares do mundo agro se voltam para Passos, como a cidade em que realizou o torneio com animais tão especiais, inclusive quebrando o recorde mundial que antes era de 127 quilos de leite.
A vaca recordista mundial que consta no Guiness World Record é Marília FIV Teatro de Naylo, da raça Girolando que produziu um total de 127,570 quilos em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).