Bianca Simionato
PASSOS – As atletas, Maria Vitória Andrade e Janaína Oliveira, que iniciaram suas trajetórias no basquete pela Prefeitura de Passos, irão disputar a Liga de Basquete Feminino (LBF) de 2025 pela equipe ADRM Maringá, do Paraná. Maria Vitória e Janaína, começaram a treinar na escolinha de basquete da cidade em 2014, sob a orientação do técnico Danilo Santos, quando tinham 13 e 14 anos, respectivamente. Hoje, aos 24 anos, ambas carregam passagens por diversos clubes do país e chegam à principal competição do basquete feminino brasileiro.
Para Danilo, que ainda segue à frente do time feminino de Passos, ver suas ex-alunas se destacando em nível nacional é motivo de grande orgulho. “A sensação é de orgulho, pois é um trabalho árduo que desenvolvemos da melhor forma possível, e orgulho delas por acreditarem em todo esse trabalho. E, não posso esquecer de mencionar todo respaldo que a Secretaria de Esportes de Passos nos dá, e aos amigos empresários, que através de suas empresas acreditam e investem em nós”, disse.
As atletas desde cedo já se destacavam, tendo conquistados diversos títulos individuais e coletivos em Passos, como os Jogos Escolares e o JOJU.
Natural da cidade passense, Maria Vitória atua como ala-pivô e já defendeu equipes como Santo André-SP, Joinville-SC e Mesquita-RJ antes de chegar à ADRM Maringá em 2023. Já Janaína, que nasceu em Ribeirão Preto, mas se mudou para Passos ainda pequena, joga como ala e também chegou ao time paranaense em 2023, após passagens por Santos-SP e Joinville-SC.
A Liga de Basquete Feminino é a principal competição da modalidade no Brasil e tem início marcado para o começo de março. Organizada com a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a edição de 2025 contará com 11 equipes na disputa pelo título: Campinas-SP, Blumenau-SC, Santo André-SP, São José-SP, Mesquita-
RJ, Sampaio Corrêa -MA, Sesi Araraquara-SP, Corinthians-SP, Maringá-PR, Cerrado Basquete-DF e Ourinhos-SP.