21 de outubro de 2023
Evento aconteceu no teatro Rotary e teve a contribuição dos alunos de Design de Moda e de Produção de Moda./ Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
PASSOS – Os cursos de Tecnologia em Design de Moda e de Produção de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) campus Passos produziram um desfile de moda, na noite da última sexta-feira, 20. O evento reuniu mais de 300 pessoas no Teatro Gustavo José Lemos e foi a atração mais prestigiada da programação do 11º “Passos Para Moda”.
Segundo os organizadores, o desfile deste ano apresentou 17 looks desenvolvidos pelos estudantes do 4º período do curso de Design de Moda, com a temática “Moda e Arquitetura: A arte de moldar corpos e construir cenários”.
De acordo com o professor de Design de Moda e organizador do desfile, Gaspar Carlini, o evento foi planejado para a disciplina de Modelagem Avançada, onde os alunos colocaram o conhecimento teórico em prática, desde a pesquisa sobre arquitetura brasileira até a criação das peças.
“A moda e arquitetura estão bem ligadas ao corporal humano. Uma veste esse corpo enquanto a outra abriga. Há anos, vários designers se inspiram na arquitetura para produzir moda. As duas coisas ‘pensam’ forma, cor e volume. E a ideia veio do tema do evento geral que é Terra Brasil, daí pensei em pesquisar as obras de arquitetos brasileiros, do período modernista ao contemporâneo”, contou.
Segundo a professora da Moda, Mariana Dias de Almeida, ao longo da organização do evento foi possível observar o amadurecimento dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades, como: profissionalismo, dedicação e responsabilidade. “A partir disso, eles começam a observar qual é a trajetória, quais são todos os entraves, como é feito todo o processo de desenvolvimento. E eu acredito que isso só é o começo que estão trilhando na vida profissional”, disse.
“Conseguimos observar que investimento é sempre necessário”, completou a professora, ressaltando que o engajamento dos estudantes é um fator crucial para o sucesso de qualquer atividade a ser desenvolvida dentro de instituição de ensino.
Para a estudante do curso de História da Uemg, Lorena Rosa, que foi convidada como modelo para o desfile do ‘Passos Para Moda’, ressaltou a experiência.
“Estou muito emocionada. Parece que passa um ‘flashback’ na minha mente. É muito gratificante a gente voltar, agradecer, exaltar a universidade pública de modo geral, principalmente o IF, que é um modelo de ensino médio, de integrado e de faculdade que serve para o Brasil inteiro”, disse Lorena, que já participou em outras edições do evento.
“Foi excelente! Nunca tinha ido a um desfile de moda, e, com certeza, esse correspondeu às minhas expectativas. O IF, quando produz alguma coisa, é de qualidade e excelência. Acho que a comunidade precisa conhecer o trabalho que é desenvolvido no instituto de Passos”, disse outra estudante, ressaltando a integração entre a comunidade e o conhecimento acadêmico.