Ícone do site Folhadamanha

Evento celebra 200 anos da imagem do Senhor dos Passos

Ézio Santos

PASSOS – A Igreja da Matriz celebra os 200 anos da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos com festa religiosa, missas, procissão e quermesse, com leilão de brindes e bingo.

Os ritos religiosos tiveram início no dia 27 de julho, com a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, seguida de carreata, reza do terço e missa solene. Desde o dia 28, acontece a adoração ao Santíssimo e o Terço da Misericórdia, ambos às 15h, e às 19h, acontece a celebração eucarística.

Desde ontem, 3, começou a tradicional quermesse, com leilão de brindes, bingo e diversas atrações, que funciona nas tendas montadas na praça Monsenhor Messias Bragança.

No próximo domingo, 6, serão celebradas três missas com o pároco Sandro Henrique de Almeida às 8h, 10h e 15h. Já às 18h, antes da procissão do Senhor dos Passos, a missa será presidida de forma especial, pelo padre Redentorista e da TV Aparecida (SP), Camilo Júnior.

História

A festa religiosa do padroeiro do município promete ser uma das mais memoráveis desde 1823, quando a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos foi trazida, pela primeira vez, no então povoado. O santo permanece atualmente à Igreja Matriz.

O primeiro nome dado ao município de Passos foi “Arraial da Capoeira”, no início do século XVIII, por estar situado a povoação, àquela época, dentro de uma densa capoeira. O segundo nome, “Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos” foi dado ao antigo arraial, em virtude de alferes João Pimenta de Abreu, devoto de Jesus e que construiu o primeiro templo da cidade em cumprimento de uma promessa, onde registrou em documento e conseguiu a imagem Dele carregando a cruz. Mais tarde, o nome foi simplificado para apenas “Passos”.

Sair da versão mobile