19 de setembro de 2024
O Colégio Status Poliedro e a Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek estiveram na Folha da Manhã para conhecer o funcionamento do jornal./ Foto: Reprodução
PASSOS – Como é estruturada uma notícia? Como é feita a impressão do jornal? Qual é a importância do jornalismo? Essas e outras perguntas foram respondidas pela equipe da Folha da Manhã aos alunos do Colégio Status Poliedro e da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek em visitas realizadas terça e quarta-feira.
Na terça-feira, 17, alunos do 7º ano do Colégio Status, acompanhados pelos professores André Nascimento e Chiquinho Negrão, participaram de visita ao prédio da Folha para conhecerem o processo de publicação destas páginas que fazem parte da manhã de diversos passenses e moradores da região.
De acordo com o professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do Status André Nascimento, essa não é a primeira vez que turmas do colégio visitam a Folha. A prática virou costume do docente, que a realiza pelo quinto ano.
“Desde que eu trabalho com essa disciplina no colégio eu realizo a visita. Os alunos ficam encantados. Principalmente com o tamanho das máquinas de impressão dos jornais”, disse o professor.
Sobre o motivo para levar os alunos ao jornal, André explica que é interessante a reação dos estudantes, que fazem parte uma geração que, praticamente, não tem contato com a mídia impressa.
“Eles amaram a visita. Ficaram impressionados ao saberem que as máquinas vieram de outros países. Eles não tinham noção de que o jornal funciona, praticamente, 24 horas por dia, e que atende outras cidades da região”, relatou André.
“Os alunos não imaginavam a seriedade do trabalho no jornal. Eles achavam que as pessoas não liam o jornal mais, e descobriram que não é assim. Também aprenderam sobre a importância dele para a região”, completou.
Na quarta-feira, 18, estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, acompanhados pelo professor de Química Claúdio Borges Machado, também participaram de visita às dependências desta Folha.
A turma foi orientada sobre os processos de produção do jornal, desde a escolha de pautas e apuração de matérias à entrega dos jornais em cidades da região.
As alunas Júlia Lopes e Maria Eduarda Oliveira, de 17 anos, são apresentadoras do Jornal JK, projeto de telejornal escolar, e realizaram entrevista com um dos jornalistas da Folha da Manhã sobre o dia a dia da profissão, pontos negativos e positivos e a importância do ofício atualmente.
A aluna Maria Clara Souza também atua no Jornal JK, mas, em contraste com as colegas apresentadoras, deseja ingressar na profissão. Ela também participa de uma rádio escolar, projeto responsável por despertar nela a vontade de seguir carreira na área.