Ícone do site Folhadamanha

Estudantes do Parlamento Jovem entregam propostas à Câmara de Paraíso

Reunião na Câmara de São Sebastião do Paraíso teve a presença de seis estudantes./ Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – A Câmara de São Sebastião do Paraíso realizou na última segunda-feira, 2, o encerramento oficial do Parlamento Jovem (PJ) 2023. O encontro aconteceu no plenário e contou com a presença dos alunos de ensino médio Ana Beatriz Fonseca, Geovana dos Santos, Kauã Felipe Silva, Kauã José da Silva, Lucyan Bertoluchi e Maria Fernanda Montanhini.

Segundo a câmara, os jovens entregaram aos vereadores o “Documento Final Municipal”, que contém todas as propostas aprovadas pelos alunos para o tema desta edição: “Jovem e Mercado de Trabalho”. As ideias, ao serem analisadas pelos parlamentares, podem se tornar leis municipais ou indicações ao Poder Executivo.

Para a estudante Maria Fernanda, o Parlamento Jovem proporcionou a oportunidade de vivenciar o funcionamento do sistema político, compreender a importância do diálogo e do debate e desenvolver habilidades de liderança. “Ao participar ativamente no PJ, temos a chance de expressar nossas opiniões, apresentar propostas e influenciar as políticas públicas que afetam diretamente nossas vidas”, disse.

Para o aluno Kauã José, o projeto ajudou a romper com estereótipos negativos associados à juventude, “nos mostrando que os jovens são capazes de pensar criticamente, propor soluções inovadoras e se engajar de forma construtiva na sociedade”, afirmou.

Segundo ele, o tema “Jovem e Mercado de Trabalho” aborda um dos principais desafios enfrentados pela juventude na atualidade. “A inserção dos jovens no mercado de trabalho é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país e para o crescimento pessoal desses indivíduos. No projeto, discutiu-se amplamente a importância da qualificação profissional dos jovens. A educação técnica e profissionalizante foi destacada como uma alternativa viável, para preparar os jovens para o mercado de trabalho, fornecendo-lhes habilidades específicas e conhecimentos práticos que os tornem mais competitivos”, disse o aluno.

Para a jovem Ana Beatriz Fonseca, os debates sobre medidas para incentivar a diversidade nas empresas e garantir igualdade salarial entre os gêneros foram os grandes destaques. “As discussões sobre o tema apontaram para a necessidade de políticas públicas efetivas que promovam a inclusão e o desenvolvimento dos jovens no mercado de trabalho”, disse.

Já a aluna Geovana dos Santos, reforçou a importância da entrega aos vereadores das propostas feitas para análise. “Para ajudar o jovem a investir em si mesmo e ter um futuro melhor”, disse.

Vereadores parabenizam jovens pelo interesse por política

O vereador Vinicio Scarano pontuou que o projeto incentiva os jovens a se interessarem pelo meio político. Para ele, os estudantes também influenciam a comunidade a ter maior engajamento com a política, além de estimula a se tornarem possíveis candidatos. “O futuro da sociedade depende muito desse interesse dos jovens porque quando as pessoas votam melhor ou se tornam candidatas mais qualificadas para a política, elas conseguem desenvolver muito melhor a localidade que vivemos”, disse o vereador.

De acordo com o presidente da Comissão de Participação Popular, Pedro Delfante, a Câmara deve dar sequência à análise das propostas entregues pelos jovens, destacando o apoio à iniciativa.

“O Parlamento Jovem é a oportunidade de vocês [jovens] conhecerem a política, mas também a nossa oportunidade de saber o que vocês pensam. É uma via de mão dupla, o conhecimento deve ser compartilhado. A política, às vezes, é mal vista porque é mal interpretada. Todo o crescimento é feito através da política. As empresas fazem política, os jovens dentro de casa fazem política para ganhar um celular novo, para poder ir numa festa”, disse o presidente.

Já a vereadora Maria Aparecida Cerize destacou que o projeto modifica a visão sobre política dos jovens, a partir dos conhecimentos transmitidos durante as oficinas. “Nem todo mundo quer estar na política, quer falar sobre política. Mas aos que estiveram aqui, enfrentaram e tiveram coragem, meus parabéns. Tenho certeza que essas sementinhas que foram plantadas já está fazendo a diferença na sua comunidade, na sua família, na escola…”, enfatizou a vereadora.

Segundo informações da câmara, o encerramento do PJ concluiu os trabalhos realizados durante todo o ano e promovido pela equipe da Escola do Legislativo, que realizou oficinas semanais com os jovens para debater sobre a política e sobre o tema da atual edição.

Sair da versão mobile