3 de outubro de 2024
Estudantes de Paraíso e da região tiveram oportunidade de conhecer instalações e projetos existentes no câmpus da universidade./ Fotos: Divulgação
S. S. PARAÍSO – O campus Paraíso Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou nesta quarta-feira, 2, o evento “Ufla de Portas Abertas”. A iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade da vida universitária e das atividades acadêmicas desenvolvidas pela instituição.
Durante todo o dia foram recebidos cerca de 800 estudantes do Ensino Médio de escolas de São Sebastião do Paraíso e cidades da região que conheceram as instalações e como é o funcionamento da universidade.
O dia começou movimentado no campus, quando logo pelas primeiras horas da manhã começou a chegada dos ônibus que traziam os alunos da região. As atividades começaram por volta das 8h e prosseguiram até as 16h30.
“Foi um dia intenso, bastante movimentado, mas é satisfatório poder receber estes estudantes aqui para conhecer as instalações e que quem sabe eles possam se tornar nossos futuros universitários”, comenta a professora Geandra Queiroz, que também é a coordenadora do curso de Engenharia de Produção.
Este é o sétimo evento “Portas Abertas” realizada pela Ufla e a segunda edição que ocorre no Campus de Paraíso. Geandra enfatiza que a universidade está de portas abertas e engajada na promoção de eventos para recepcionar futuros novos estudantes.
“É uma oportunidade, para o primeiro contato, conhecer, despertar interesse e ganhar gosto”, salienta. A coordenadora também destaca que a Ufla disponibiliza meios que facilitam o acesso à instituição, por isso a iniciativa é realizada com bastante entusiasmo e engajamento. “O acesso ocorre seja através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Processo de Avaliação Seriada (PAS) que são algumas das portas de entrada aqui na universidade”, afirma.
“A aceitação ao nosso convite está sendo satisfatória são quase mil alunos aqui hoje em visita, com os primeiros contatos, isto é bastante animador, vem de encontro com a proposta de vermos este campus cada vez mais cheio, caminhamos para esta realidade”, aponta o professor de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT) Dione Andrade Lara.
A alegria em poder receber novos colegas é compartilhada por quem já estuda no Campus Paraíso. É o caso de Ana Maria Dias, que veio do ABC Paulista e se encantou pela cidade e pela universidade. “Está sendo uma experiência muito boa estudar aqui, estou adorando. Tudo muito novo, os laboratórios, temos professores sensacionais, uma dinâmica de ensino que superou minhas expectativas estou muito feliz aqui”, relata. Ela pontua que ver o campus cheio gera um sentimento motivador. “É isso que todos nós queremos ver aqui cada vez mais cheio de gente, novos alunos chegando é muito bom”, completa.
“É um sentimento gratificante, desde 2022 estamos lutando para trazer mais estudantes, ver isso aqui tudo cheio de gente, é um sonho que está se tornando realidade”, observa. “O curso é muito bom, temos o apoio maciço dos professores, os colegas são unidos, a dinâmica é maravilhosa, prédio novo, instalações todas novas, está sendo maravilhoso”, afirma Vanusa Oliveira, estudante na Ufla em Paraíso.
“É uma satisfação imensa ver a universidade se tornando uma realidade crescente. Quando fui secretária municipal de Educação, contribuímos para ver surgir a Ufla Paraíso e hoje continuamos apoiando em mais uma etapa para que ela possa crescer cada vez mais”, relata Maria Ermínia Campos, vice-diretora no Colégio Nesfa em Paraíso.
Entre os estudantes que visitaram a universidade nesta quarta-feira, Stefani Leão Marinzeck Martins aponta que foi um momento importante. “É uma universidade importante aqui em Paraíso, que já está oferecendo muitas oportunidades, acho muito válido este primeiro contato aqui, vai me ajudar e a outros alunos do Ensino Médio a definir um curso e um local para continuar os estudos e escolher uma profissão”, disse.
“É um sonho poder estudar em lugar como este. Vou fazer o que for possível para poder entrar aqui, é uma universidade federal, instalações novas e um pessoal muito bacana, uma turma legal, gostei”, afirma José Paulo dos Santos.