31 de março de 2023
Ontem, os agentes realizaram a palestra na Escola Municipal Cônego Marinho./ Foto: Divulgação.
Rafael Marcon
DELFINÓPOLIS – Cerca de 700 estudantes da rede municipal de ensino de Delfinópolis participaram de palestras com orientações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunyam zika e febre amarela. Eles foram orientados por agentes de saúde por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal.
De acordo com a secretária de Educação do município, Neulma Lima, as palestras foram realizadas na Escola Municipal Cônego Marinho e unidades da rede nos distritos.
“O PSE atende toda a rede municipal de ensino. Foram em torno de 700 alunos que receberam as orientações de combate ao mosquito da dengue. Esta iniciativa é importantíssima para a conscientização dos alunos. Além da Escola Cônego Marinho, também realizamos a palestras nas escolas dos distritos”, disse.
Segundo a secretária, o programa atinge alunos do 1º ao 9º ano. “Desde alunos do 1° ao 5°, do fundamental I, até alunos do 6° ao 9° ano do fundamental II. Todos receberam as orientações. As crianças interagiram bem de forma positiva e gostaram muito dessa ação”, aponta Nelma.
“Além da iniciativa contra a dengue, o PSE também realiza outras ações necessárias para os alunos da rede municipal. Alguma delas são orientações da saúde bucal e higiene, prevenção das drogas, palestras para incentivo a alimentação saudável, saúde mental e trabalho emocional das crianças, entre outras”, disse.
O PSE é uma iniciativa do governo federal desenvolvida pelos ministérios da Saúde e da Educação. O programa busca a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população como um todo. As iniciativas do PSE tem como objetivo contribuir para ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, além do combate das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.