Destaques Geral

Estudantes de Alpinópolis conquistam medalhas em jornada de foguetes no RJ

6 de novembro de 2024

SARA NASSOR BUENO DE PAULA E PEDRO ARIMATÉIA TOZZI DE OLIVEIRA, DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, E SOFIA NASSOR BRASILEIRO DO CARMO, DO 1º ANO, INTEGRARAM A EQUIPE ORIENTADA PELOS PROFESSORES ANDRÉ LEONEL E BERENICE NASSOR / Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – Três estudantes do Ensino Médio de Alpinópolis conquistaram a medalha de prata na 59ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 21 e 24 de outubro em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

A conquista veio após uma trajetória de dedicação e preparo, que começou com a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), fases preliminares da competição.

Os alunos Sara Nassor Bueno de Paula e Pedro Arimatéia Tozzi de Oliveira, ambos do 2º ano do Ensino Médio, e Sofia Nassor Brasileiro do Carmo, do 1º ano, integraram a equipe orientada pelos professores André Leonel e Berenice Nassor.

Os jovens, todos estudantes da Cooperativa de Ensino de Alpinópolis, foram selecionados para participar da competição nacional após se destacarem na Mobfog com lançamentos de foguetes de garrafa PET, que atingiram excelentes alcances, respeitando as normas de segurança e desempenho exigidas pela organização.

A diretora da escola, Oxlaine Cristina dos Santos Rodrigues, destacou o orgulho e a importância da conquista para a comunidade escolar. “Esses alunos são o exemplo de como o comprometimento e a paixão pelo conhecimento podem abrir portas. A medalha de prata é o reconhecimento de um trabalho coletivo e de um talento que nos enche de esperança para o futuro”, disse.

A Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ), é uma competição nacional que busca promover o interesse dos estudantes pela ciência espacial, combinando provas teóricas e práticas que exploram física, química, matemática e aerodinâmica. O evento faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que anualmente reúne estudantes de todo o Brasil, de diferentes níveis educacionais, e visa fomentar o conhecimento sobre o universo e incentivar a formação de futuros cientistas.

Sebastião Sandre Ângelo, presidente da entidade mantenedora da escola, ressaltou o papel da cooperativa de ensino e dos professores orientadores no apoio ao desenvolvimento científico dos alunos. “É uma honra para nós vermos nossos estudantes representando Alpinópolis em uma competição de nível nacional. Investir no conhecimento e na criatividade dos jovens é investir no futuro da nossa cidade e do país”, disse.