Ícone do site Folhadamanha

Estudantes da Uemg fazem documentário sobre a Apac

A aprovação do projeto pela Lei Paulo Gustavo foi vista como uma conquista importante para os alunos./ Foto: Divulgação

Vinícius Borges

PASSOS – Os estudantes do oitavo período do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) em Passos Bruno de Moura Sette e Laiandra Aparecida de Jesus Silva encerraram as gravações do documentário “A 12 Passos da Liberdade”, que conta a trajetória de pessoas que passaram pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no município.  

Segundo Bruno, o projeto tem produção do professor Jean Carllo de Souza Silva e foi aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo. O documentário conta a trajetória de pessoas que passaram Apac e tenta mostrar os desafios da ressocialização e reintegração na sociedade. 

O estudante afirma que a proposta em fazer o documentário foi dar visibilidade ao modelo da Apac. “Nosso objetivo era mostrar como o trabalho da Apac auxilia na reintegração desses recuperandos. Inscrever o projeto na Lei Paulo Gustavo foi um passo incerto, mas o retorno positivo nos deixou muito animados”, disse. 

Segundo o diretor, as gravações se concentraram no interior da Apac, onde os estudantes registraram a rotina dos recuperandos e abordaram os 12 passos que guiam a atuação da instituição criada pelo advogado Mário Ottoboni.  

“Ter a oportunidade de mostrar ao público como esse sistema funciona é algo que me deixa muito orgulhosa”, afirma Laiandra. “Estamos lidando com temas delicados e sabemos disso, por isso temos muito cuidado para garantir que a abordagem seja feita da melhor forma possível”, disse. 

O documentário busca mostrar uma visão diferente sobre o processo de recuperação de detentos.  

“Nós sonhamos grande, queremos levar esse filme pra frente, fazer com que essa produção chegue a outras universidades e inspire discussões sobre a importância de modelos alternativos de ressocialização”, afirma Bruno.

Sair da versão mobile