Carlos Renato
PASSOS – Três estudantes da região conquistaram medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2024, sendo um de Nova Resende e dois de São Sebastião do Paraíso.
Entre as escolas de Minas premiadas nesta edição, duas são de Nova Resende e as instituições entregam kits de material didático. Nova Resende teve três professores premiados e uma educadora de São João Batista do Gloria também conquistou a honraria.
Além dos três medalhistas de ouro, seis estudantes receberam medalhas de prata e 13 de bronze, todos da rede pública. Na rede privada, dois alunos de escolas da região conquistaram medalha de bronze. O resultado da 19ª Obmep foi divulgado no dia 20 deste mês
Os alunos Gean Domiciliano Madeira, da Escola Estadual Padre Luiz Moreno, em Nova Resende, e Lucas Ferreira de Oliveira e Flávio Maia Novaes, ambos da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, em São Sebastião do Paraíso, conquistaram o ouro, sendo os únicos da região.
Gean ficou em 7º lugar em Minas no nível 2, que considera os alunos dos anos finais do ensino fundamental (1º ao 4º ano). Já Lucas e Flávio terminaram em 13º e 15º lugares no estado, respectivamente, na categoria nível 3 (ensino médio).
Destaque nesta edição, Lucas Ferreira de Oliveira, estudante do terceiro ano da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, em São Sebastião do Paraíso, foi medalhista de ouro pela segunda vez.
Em entrevista à Agência Minas, o jovem sonha em entrar numa grande universidade.
“Fiquei extremamente surpreso e honrado em receber a medalha de ouro e poder representar minha escola e o estado, especialmente porque as notas de corte estão cada vez mais altas, refletindo o aumento da qualidade dos participantes. Essa é minha segunda medalha de ouro, mas a sensação é tão incrível como se fosse a primeira vez! A Obmep foi uma porta de entrada para várias oportunidades na minha vida. O conhecimento adquirido e as experiências vividas me aproximam cada vez mais do meu sonho, que é ingressar em uma grande universidade”, afirmou Lucas.
Os medalhistas de prata são estudantes de escolas em Passos, Capitólio, Nova Resende e São Sebastião do Paraíso, que recebeu quatro medalhas, sendo três de estudantes da escola Benedito Ferreira Calafiori.
Em relação às medalhas de bronze, a região alcançou 13 conquistas que vieram de escolas de Passos, Bom Jesus da Penha, Monte Santo de Minas, Alpinópolis, Nova Resende e São Sebastião do Paraíso.
Além da rede pública de ensino, a região teve dois alunos vindos de escolas privadas que conquistaram a medalha de bronze no nível 2, do Colégio Imaculada Conceição – CIC de Passos (Guilherme Macedo Ramos) e do Colégio Paula Frassinetti de São Sebastião do Paraíso (Bárbara Fúmerle Saúllo Vasconcelos). A região não teve alunos medalhistas de ouro e prata da rede privada na 19ª Obmep.
Em relação a rede municipal de ensino, a região teve apenas um contemplado, com a medalha de prata para Rafael Vilela Lima, da Escola Municipal Maria José Godoy, de Nova Resende, na categoria nível 2.
Escolas premiadas
A Escola Estadual Padre Luiz Moreno e a Escola Municipal Maria José Godoy, de Nova Resende, foram as únicas instituições premiadas na região.
Professores premiados
Os professores de Nova Resende Edinaldo Rodrigues de Oliveira e Gisele Cristina Pereira Baquião, ambos da Escola Estadual Padre Luiz Moreno, e Raquel De Souza Reis, da Escola Municipal Maria José Godoy, além da educadora Poliana Ferreira Garcia Beraldo, da Escola Estadual José Severiano Filho, de São João Batista do Glória, foram os únicos contemplados e premiados na Obmep 2024 na região.
Eles receberão um diploma de homenagem, reconhecendo oficialmente a dedicação e contribuição para o ensino, e um livro de apoio para formação matemática.
Minas
Os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram, ao todo, 562 medalhas e mais de 4 mil menções honrosas. Foram 38 medalhas de ouro, 108 de prata e 416 de bronze. No estado, 29 escolas e 94 professores foram premiados neste ano.
Sobre a Obmep
Criada em 2005 pelo Impa e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).