PASSOS – Estudantes de Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) em Passos aprovaram, na última quinta-feira, 2, uma paralisação em apoio à greve dos professores da instituição.
A decisão foi tomada em assembleia realizada no auditório do Bloco 5 (Cire) e também por meio de aplicativo criado para aulas online durante a pandemia.
Em votação realizada pelo Diretório Acadêmico III de Novembro, e aberta por meio por meio do aplicativo Teams, a proposta de paralisação teve maioria dos cerca de 400 votos.
Os professores da Uemg, em assembleia ocorrida na última segunda-feira, 29, entraram em greve por tempo indeterminado. As principais reivindicações da paralisação dos professores são melhores salários, reposição das perdas salariais, respeito à autonomia universitária, abertura de novos concursos, recomposição do orçamento da universidade, dentre outras solicitações que já são exigidas desde 2016.
Essa busca por melhores condições na carreira docente e nas universidades do estado conta com uma programação formada por rodas de conversa com docentes de alguns cursos, oficinas de cartazes, assembleias de docentes e manifestações em apoio a greve. Com foco na Assembleia Docente realizada em Belo Horizonte a qual contará com transporte organizado antecipadamente por enquetes nos grupos da Uemg.