8 de novembro de 2023
Foto: Divulgação.
Tamiris Figueiredo
PASSOS – A estudante de Passos Maria Alice Souza Maia, de 16 anos, foi aprovada para a maior simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e está fazendo uma campanha para arrecadar dinheiro e poder participar do evento, que acontece entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2024, em Boston.
Maria Alice é aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Imaculada Conceição (CIC) e afirma ser a primeira passense a ser aprovada na simulação. “Como a primeira passense e sul mineira a passar nessa conferência, estou muito honrada de poder representar nossa cidade e o estado de Minas Gerais. Para arrecadar dinheiro para a viagem estou fazendo uma vaquinha para arcar com os custos”, disse.
Na luta para participar da simulação ONU Harvard desde 2021, a estudante comemora a aprovação. “Quando eu soube, chorei muito. Chorei de felicidade, porque se não passasse esse ano, como ano que vem é meu último ano, não teria como. Contei para os meus pais, eles sabem o que estou fazendo, eles sabem da minha trajetória, sempre me apoiaram e me acompanharam, e para eles, ver tudo isso acontecendo com a filha deles é muito gratificante e para mim mais ainda, estou muito feliz com essa oportunidade”, afirma.
Em 2021, aos 14 anos e em busca de atividades extracurriculares para fortalecer o currículo e realizar o sonho de estudar no exterior, Maria Alice descobriu as simulações por meio do Instagram e passou a se envolver com comunidades online sobre o assunto. De lá para cá, ela participou de mais de 15 simulações da ONU, algumas realizadas remotamente, enquanto que, em 2021, teve a oportunidade de viajar até Oxford, na Inglaterra, para uma delas.
Para a ONU em Harvard, ela se inscreveu em 2021, mas não foi aprovada. Em 2022, ficou na lista de espera e, em 2023, foi aprovada. Segundo ela, a falta de recursos financeiros é um dos principais obstáculos, e para superá-lo está realizando uma vaquinha online para arrecadar fundos e cobrir as despesas da viagem.
A jovem tem planos de compartilhar as experiências e conhecimentos com a comunidade estudantil de Passos. “Estou desenvolvendo um projeto para realizar simulações de debates políticos em Passos, com o objetivo de engajar jovens na geopolítica nas políticas municipais. No futuro, pretendo criar uma delegação passense que possa representar a cidade em simulações internacionais, como as de Yale, Oxford e Harvard, e poder democratizar as simulações da ONU, debates e a política como um todo”, disse.
A jovem também sonha em fazer parte dos debates reais da ONU. “Pretendo viajar para Harvard, continuar nesse caminho, pretendo aplicar para universidades fora do Brasil para cursar Relações Internacionais, tudo isso pretendo continuar, levar como profissão e desejo um dia estar trabalhando na ONU”, afirma.
Segundo a estudante, ela também já foi aceita na Yale Youth Debate Academy, na maior academia de liderança da América Latina (LALA), no programa de Jornalismo do New York Times com bolsa de US$1.500, e é fundadora da Campanha Solidária Passense, que, por dois anos consecutivos arrecadou brinquedos para as crianças, e também é oradora e participante do Parlamento Jovem de Passos além de ter sido aceita no programa Civic’s Unplugged, onde foi selecionada com 11% de aceitação.
A vaquinha para ajudar Maria Alice a realizar esse sonho, está disponível no link (https://www.vakinha.com.br/).