15 de julho de 2023
Vencedora Maria Clara Souza Pereira durante gravação de uma externa./ Foto: Divulgação.
Luciene Garcia
PASSOS – A estudante Maria Clara Souza Pereira, aluna do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Neca Quirino, de Passos, venceu uma das categorias do concurso “Eu e a Lei”, realizado em parceria entre o Plenarinho e a Rádio Câmara, da Câmara dos Deputados, em Brasília, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil.
Com a obra “Em defesa e apoio à mulher, apresentamos o CRAMP – Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos”, a estudante de 15 anos conquistou a categoria nacional Permanente de 15 a 17 anos. Na escola, um grupo de 15 estudantes participa de projeto com produção de programas de rádio e pod cast.
O concurso da Câmara Federal recebeu 183 inscrições de programas radiofônicos sobre o impacto das leis na vida de crianças e adolescentes, produzidos e apresentados por jovens entre 10 e 17 anos. O concurso faz parte das ações da Câmara dos Deputados em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil.
De segunda a sexta-feira, os alunos do projeto desenvolvido na escola Neca Quirino fazem matérias que são transmitidas em redes sociais, YouTube, Facebook e Instagram, sendo mais atuantes no momento, neste último (@radiojovempassos).
Eles já fizeram coberturas jornalísticas da Expass Agro 2023, o Jogos escolares de Minas Gerais (Jemg) e de outros assuntos na cidade e mantém o podcast Pod Jovem com matérias jornalísticas.
O projeto conta com a orientação dos professores coordenadores Guilherme de Morais e Michel Amorim de Oliveira, ambos professores de Matemática. O projeto se chama Rádio Jovem: A Rádio do Jovem Protagonista e faz parte do clube de protagonismo do Ensino Médio em Tempo Integral da escola.
“O projeto sendo reconhecido por participar de um concurso a nível Brasil é de extrema importância para darmos continuidade em nosso trabalho. Os alunos estão super animados, e a cada dia temos mais alunos interessados no projeto. Essa semana ganhamos um prêmio de honra ao Mérito dado pela Superintendência Regional de Ensino de Passos por participarmos na cobertura dos Jogos Escolares que ocorreram em Passos. Me sinto muito orgulhoso por meus alunos. E agradeço o diretor Wander e a vice diretora Vivian por nos apoiar. Já temos outros dois concursos para participarmos. E vencermos esse concurso nos incentiva ainda mais”, afirma Guilherme.
“Ficamos surpresas com a diversidade de temas abordados pelas crianças e jovens. Recebemos programas sobre racismo, Lei da Palmada, Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos dos povos indígenas, política cultural, trabalho infantil, entre outros assuntos. Isso mostra como a nova geração está ligada nas principais questões da atualidade”, disse a presidente da comissão julgadora do concurso, Júlia Macedo.
Estudantes de todas as regiões brasileiras enviaram trabalhos. O estado com maior número de inscrições foi São Paulo (70), seguido pelo Rio Grande do Sul (48). As quatro peças selecionadas serão veiculadas no programa “15 Minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara, e os autores receberão certificados. A cerimônia virtual de premiação será no dia 4 de agosto. O concurso premiou quatro programas radiofônicos com duração de um a cinco minutos, que serão veiculadas nas edições dos dias 7, 14 e 21 de agosto do programa “15 minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara.
Além dos certificados, os estudantes premiados vão participar de outros programas da Rádio Câmara, da TV Câmara e do Plenarinho, portal infantojuvenil da instituição.