C. R. CLARO – O estudante Kauã Soares Silva, aluno da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, de Carmo do Rio Claro, representou o município na Plenária Estadual do Parlamento Jovem, que ocorreu entre os dias 18 e 20 deste mês na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
Para Kauã, a experiência foi enriquecedora e cheia de novas amizades. “Ficar por dentro de novas informações e criar laços é uma forma de aumentar os conhecimentos e vínculos inesquecíveis. Apesar das divergências, como toda ocasião tem, a viagem foi um sucesso, sem contar os incríveis e alegres momentos com os coordenadores”, afirma o estudante.
As coordenadoras do Parlamento Jovem em Carmo do Rio Claro, Luana Terra Santos e Janaína Marina de Oliveira Mezêncio, acompanharam Kauã durante todo o evento. A etapa estadual também proporcionou encontros entre as coordenações dos polos e a coordenação estadual do PJ Minas, um momento único para a troca de experiências entre os 20 polos do projeto no estado.
Segundo informações da Câmara de Carmo do Rio Claro, este é o terceiro ano consecutivo que um representante do Parlamento Jovem do município participa da plenária estadual, que é a última etapa do programa.
As atividades começaram na quarta-feira, 18, com dinâmicas de integração e a apresentação dos grupos de trabalho (GT) e da plenária. No dia seguinte, os participantes se dedicaram à discussão e seleção de propostas, dentro de seis GTs, cada dois abordando um dos três subtemas. Na sexta-feira, 20, ocorreu a Plenária Estadual no Plenário Juscelino Kubitschek, no Palácio da Inconfidência, onde os trabalhos foram consolidados.
No total, 133 municípios mineiros participaram desta fase, que culminou na criação e aprovação de propostas durante a Plenária Estadual. O documento final é composto por 12 propostas que agora seguirão para análise da Comissão de Participação Popular da Câmara dos Deputados. A partir dessas propostas, os deputados poderão desenvolver projetos de lei e iniciativas voltadas para melhorias no ensino escolar, tema do PJ 2024.