PASSOS – O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresentará em São Sebastião do Paraíso e Passos, nos dias 3 e 13 de maio, respectivamente.
Em Passos, a apresentação ocorrerá na véspera do aniversário de 166 anos da cidade, uma segunda-feira, com início previsto às 16h, no Aeroporto Municipal José Figueiredo, na MG-050.
No ano passado, a Esquadrilha da Fumaça esteve em Passos no dia 27 de maio, também para comemoração do aniversário da cidade. Antes daquela exposição de 2023, o esquadrão não apresentava no município há 15 anos.
Em São Sebastião do Paraíso, a equipe estará presente no espaço aéreo do Novo Fórum, em uma sexta-feira, às 16h. Na cidade, a última apresentação aconteceu há 19 anos, em 2005.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o esquadrão originou-se na década de 1950, a partir da iniciativa de jovens instrutores da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro.
Durante o tempo livre, os pilotos praticavam acrobacias em equipe, para inspirar confiança nos cadetes quanto às suas habilidades e à segurança das aeronaves empregadas no treinamento, para incentivo da pilotagem militar.
Com as aeronaves North American T-6, eram executadas manobras de precisão como “Loopings” e “Tounneaux” com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro.
Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo, e depois de algumas apresentações, no ano seguinte, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os cadetes e o público batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.