Esporte

Disputas dos Joju devem ser retomadas a partir de junho

28 de abril de 2020

PASSOS – A Comissão Organizadores de competições da Associação Esportiva dos Municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Assesmig) foi obrigada a elaborar um novo calendário das etapas dos Jogos da Juventude (Joju) do Sul e Sudoeste do Estado em razão da pandemia do cononavírus. O tradicional torneio aberto a atletas de ambos os sexos com idade abaixo de 17 anos, e que envolve aproximadamente 40 cidades, até ano passado a disputa das modalidades de atletismo, natação, futsal, basquete, handebol e vôlei era realizado entre os meses de março e novembro.

O secretário geral da entidade, Neymar da Silveira, revelou que o calendário de jogos em 2020 teve que ser reorganizado conforme previsão do governo do Estado, que determinou a retomada dos eventos esportivos após os próximos sessenta dias. “Caso haja impossibilidade de realizarmos a primeira etapa do handebol no final de junho, os jogos serão agregados à outra modalidade em outra data, porém na mesma sede”, ressaltou.

“Caso seja necessário, as partidas serão realizadas apenas com as equipes participantes, sem a presença do público, e outras medidas que se fizerem necessárias, como o escalonamento das equipes nos refeitórios. Vamos respeitar, é claro, todas as medidas para se evitar a propagação do vírus entre jogadores, membros das comissões técnicas e arbitragens”, afirmou o secretário.

Neste ano foram realizadas entre 6 e 15 de março apenas as primeiras etapas do futebol sub-15, basquete sub-15 e 20. A etapa única do torneio de atletismo sub 15 e 17, além da fase classificatória do futsal sub 11 masculino e sub 13 feminino, foram adiadas. Caso não haja novas determinações por parte do governo estadual em relação à pandemia, o Joju provavelmente será retomado no período de 26 a 28 de junho, em Guaxupé, com as disputas da fase classificatória do handebol sub 15, 17 e 20.