Esporte

Cruzeiro supera turno de 2020 e mira segunda metade da Série B

19 de agosto de 2021

Cruzeiro fechou turno da Série B com 21 pontos (36,8%)./ Foto: Divulgação.

BELO HORIZONTE – A vitória sobre o Náutico por 1 a 0, nessa terça-feira, no Recife, fez o Cruzeiro chegar a 21 pontos no turno da Série B e superar a campanha de 2020, quando finalizou a primeira metade do campeonato em 16º, com 20. O gol do time celeste no estádio dos Aflitos foi marcado pelo atacante Thiago, aos 37 minutos do segundo tempo.

No ano passado, a Raposa começou a segunda divisão com seis pontos a menos por causa de uma punição na Fifa. O clube não pagou uma dívida de 850 mil euros (R$5,2 milhões na cotação atual) com o Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, pela contratação por empréstimo do volante Denilson, em julho de 2016.

Caso não existisse a condenação na Fifa, o desempenho do Cruzeiro em 2020 teria sido superior ao de 2021: sete vitórias, cinco empates, sete derrotas, 19 gols marcados e 17 sofridos. Na atual edição da Série B, a equipe ganhou quatro confrontos, empatou nove e perdeu seis, com 24 gols pró e 29 contra.

Embora a briga ainda seja contra a queda à Série C, o Cruzeiro renovou as esperanças de sua torcida desde a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, em 3 de agosto. Em quatro partidas sob seu comando, o time obteve 66,66% de aproveitamento: triunfos sobre Brusque (2 a 1) e Náutico (1 a 0), além de empates com Vitória (2 a 2) e Sampaio Corrêa (1 a 1).

Os pontos positivos transcenderam os resultados: houve evolução em troca de passes, manutenção da posse de bola, movimentação e principalmente no número de finalizações – média de 18 por jogo com Luxa. O desafio é manter o embalo diante do Confiança, às 21h30 de sexta-feira, no Mineirão, pela 20ª rodada.

O duelo contra o clube de Sergipe marcará o retorno dos cruzeirenses ao estádio, já que a prefeitura de Belo Horizonte liberou a presença de público em eventos esportivos, desde que respeitado o limite máximo de 30% da capacidade e os frequentadores apresentem teste negativo para COVID-19. São esperados quase 18 mil espectadores.