Esporte Destaques

América-MG tem apenas uma derrota em estreias na Série A na era dos pontos corridos

31 de Maio de 2021

o time enfrenta o Athletico-PR neste domingo, 30 /: Divulgação

BELO HORIZONTE – Se olhar para trás, o América-MG tem um bom número para se apegar para a estreia na Série A hoje, 30, contra o Athletico-PR, às 18h15 (de Brasília), na Arena da Baixada. Em todas as edições que estava na elite no futebol brasileiro, o Coelho só perdeu uma única vez na 1º rodada. Foi em 2016, contra o Fluminense.
Em 2011, na primeira participação na elite na história dos pontos corridos, o Coelho venceu o Bahia de virada, jogando em Sete Lagoas. A equipe mineira saiu perdendo no primeiro tempo, mas reagiu na etapa complementar com gols de Rodriguinho e Alessandro, que saíram do banco para dar a vitória ao alviverde. América 2 x 1 Bahia.
Na segunda participação do Coelho na Série A, o time mineiro foi vítima da famosa lei do ex. Jogando contra o Fluminense, no Independência, na 1º rodada, os artilheiros do carioca naquele ano, Fred e Richarlison, revelados pelo América fizeram o resultado para o tricolor. Com passe de Richarlison e gol de Fred, foi a única derrota do América em estreias pelo Brasileirão. América 0 x 1 Fluminense.

Em 2018, uma nova vitória maiúscula na estreia. Comandado por Enderson Moreira, o time foi avassalador no primeiro tempo e venceu por 3 x 0 o Sport, fora de casa. Os gols foram marcados por Serginho, duas vezes, e Carlinhos.

Mas, se por um lado o retrospecto é bom, por outro o América precisa quebrar um tabu importante nessa Série A. O Coelho ainda não conseguiu permanecer dois anos seguidos na 1º divisão. Todas as vezes em que disputou o Brasileirão o time foi rebaixado. Nesta temporada, a equipe tem como principal objetivo a permanência na elite.
E o momento é positivo. Em 2020, o Coelho fez uma temporada quase perfeita, sendo vice-campeão da Série B do Brasileiro, decidida nos detalhes em uma briga ferrenha com a Chapecoense, e foi semifinalista da Copa do Brasil, fazendo uma campanha inédita na competição.

E a caminhada do América no Brasileirão 2021 começa hoje, 30, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, às 18h15 (de Brasília).