Destaques Moda

Esperanças renovadas

1 de julho de 2023

Desfile Marrô./ Foto: Reprodução.

BLOCO DE MODA  – Wagner Penna

Os índices inflacionários descendo a ladeira indicam uma melhora de preços nos artigos de moda – já que toda a cadeia têxtil é influenciada por esse fator crucial da economia. O entendimento otimista foi assinalado em artigo do Inteligencia de Mercado (IEMI), publicado na revista Costura Perfeita.

Quando confrontados com as expectativas para 2023, o otimismo é ainda, pois, os dados indicam que a coisa melhorou. Um desses dados indica que enquanto o IPCA foi a 3% no acumulado até agora, no mesmo período o percentual do avanço inflacionário dos produtos de moda não passou de 0,57%.

Embora esses índices técnicos demorem para refletir na realidade dos balcões, das araras as lojas ou nas planilhas de produção das confecções, eles já sinalizam dias melhores para o setor. O atual inverno, um pouco mais rigoroso, já mostrou bom aumento de vendas no varejo.

Por outro lado, os lançamentos para o próximo verão, na pronta-entrega, começaram em algumas praças, com compradores animados. Enfim, começamos a virar mais uma página do assunto fashion e deixando momentos dramáticos para trás.

VAIVÉM

Novidades das grandes no circuito da moda internacional. A saber: a marca Paco Rabanne resolveu se renomear e, agora, chama-se Rabanne. E já estreou a coleção Holliday Winter, com a nova assinatura. É bom lembrar que a Yves Saint-Laurent fez esse movimento há algum tempo, passando a se chamar apenas Saint-Laurent, mas voltou atrás – após as vendas caírem.

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O Festival Nordetesse, que é comandada pela Daniela Falcão (ex-editora da Vogue Brasil) saiu de Recife e chegou a Minas, mais exatamente em Beagá, por dois dias no finalzinho de junho. Além de moda, gente das artes de nove estados da região integram esse projeto, cujo objetivo é mostrar, valorizar e revelar as artes nordestinas.

PONTO FINAL

O circuito internacional da moda está caindo na real. A saber: um levantamento feito, recentemente, mostrou que, apesar da conscientização e novo posicionamento de consumo das novas gerações, a sustentabilidade ainda não estimulou as vendas. Pelo contrário, é um obstáculo, em razão dos custos de produção ficarem mais alto. Sem comentários.