11 de julho de 2024
Campanha Julho Amarelo que aborda luta contra hepatites virais tem movimentado as unidades de saúde da cidade / Foto: Divulgação
LUISA SCANDORILLI
PASSOS – A Estratégia da Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora Aparecida, em Passos, promove neste sábado, 13, uma mobilização para conscientização sobre a campanha Julho Amarelo, que alerta sobre os riscos das hepatites virais.
A unidade de saúde prepara uma campanha de orientação sobre as doenças, com testagem e também consulta com enfermeiros, entre 8h e 12h, na rua Tabajaras, s/n.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a Atenção Primária à Saúde alerta para a campanha e para a importância de manter a população informada e conscientizada sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento das hepatites.
“A hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais são inflamações causadas por vírus e que podem ser classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. São doenças silenciosas, na maioria dos casos”, informa.
Segundo informações da secretaria, o diagnóstico da doença deve ser feito por meio de testes rápidos e exames laboratoriais nas unidades de saúde, ressaltando que, se o exame for positivo, a rede de saúde deve oferecer tratamento total e cuidado integral.
“Além disso, uma das formas mais eficazes de prevenção dessa doença é a imunização, com a disposição de vacinas de hepatite A e B em todas as unidades. Porém, a fraca adesão reflete em indícios de baixa proteção e alta infecção pelas hepatites”, alertou.
Campanha
A Prefeitura de Passos mobiliza para a realização da campanha do ‘Julho Amarelo’. Desde a última segunda-feira, 8, se estendendo até nesta sexta-feira, 12, as unidades de saúde promovem testes rápidos e passam orientações sobre a hepatite viral. Os horários de atendimentos são das 8h às 11h e das 13h às 16h em todas as unidades de saúde do município.
No último sábado, 6, foi realizado o Dia D / mobilização em saúde, com testagem, orientações, verificação de glicemia e de pressão arterial, na praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário).