Destaques Saúde

ESF Bela Vista 2 promove encontro sobre autocuidado

2 de agosto de 2023

Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

PASSOS – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Bela Vista 2, promoveu um encontro sobre saúde mental na manhã da última terça-feira, 1º, com o objetivo de prestar assistência moral e psicológica para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A atividade reuniu cerca de 15 pacientes e contou com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).

De acordo com a enfermeira e mestre em Ciência da ESF Bela Vista 2 Franciele Vilela Souza, o encontro é uma realização do projeto “Uma Palavra de Esperança”. O intuito da ação é desenvolver a autoestima e autoconfiança da população, além de prestar assistência e atendimento domiciliar para pacientes com comorbidades e dificuldade de locomoção.

Segundo a enfermeira, o ESF deve realizar uma série de atividades de saúde integrativa em campo, vacinação em domicílio, e interações na sala de espera da unidade durante o mês de agosto, pelo menos duas vezes na semana. A programação também irá contar o “Hiperdia”, com a realização de testes rápidos, consultas médicas, com a equipe de enfermagem e com nutricionista.

“Foram programadas atividades que tragam esperança, palavras de apoio e solidariedade, e que estimulem o autocuidado com a população”, disse a enfermeira Franciele, que mencionou os encontros do grupo de convivência, às terças-feiras, às 14h, na unidade de saúde.

Conforme a enfermeira, as atividades contam com diálogos que buscam motivar a população e fomentar reflexões sobre autocuidado, resiliência, contribuição para o meio social e amor ao próximo. A profissional também contou que os resultados têm correspondido às expectativas da equipe de saúde.

Tem sido muito positivo. Porque é observado que aumentaram muito as questões de saúde mental entre as pessoas. As pessoas estão mais carentes, com dificuldades financeiras, tem adolescentes sofrendo abusos, idosos tendo o cuidado negligenciado, pessoas que gostariam de estar trabalhando desempregadas. Então são diversos problemas que têm acometido a população”, disse a enfermeira.

Franciele ainda destaca que os profissionais que atuam nos postos de saúde possuem um papel crucial na maneira como essas atividades atingem a população. “A atenção primária tem que fortalecer o autocuidado, a autoestima, fortalecer a pessoa no desejo de vencer na vida para tratar a causa”, disse a enfermeira, que apontou as atividades integrativas como um método alternativo importante, principalmente para pessoas que fazem acompanhamento médico especializado e fazem uso de medicamentos.