Destaques Geral

Escritor Carlos Lopes lança ‘Caminhos Versados’ em Passos

21 de outubro de 2024

“A ideia central não é apenas contar histórias ou transmitir emoções, mas criar uma peça artística que transcende o formato tradicional de um livro”. / Foto: Divulgação

Vinícius Borges

 

PASSOS – O escritor Carlos Lopes lança na próxima quarta-feira o livro ‘Caminhos Versados, Uma Jornada Poética’. O lançamento será às 19h no anfiteatro da Casa da Cultura de Passos.

Segundo Lopes, a obra reflete as vivências com a poesia e reflexões acumuladas com as experiências de vida. “Sempre enxerguei nas situações vividas uma chance de me reconectar com a natureza e comigo mesmo, e isso, de forma natural, se converteu em versos. Este projeto é uma forma de compartilhar essa caminhada com os leitores, possibilitando que eles também descubram seus próprios caminhos através das palavras”, aponta o escritor.

“Caminhos Versados é mais que um simples livro de poesia e combina a arte da escrita e da ilustração. Nesse sentido, cada página oferece uma experiência visual e literária, onde frases e versos se entrelaçam com as ilustrações, proporcionando ao leitor uma imersão tanto nas palavras quanto nos traços”, afirma.

De acordo com o autor, a publicação do livro conta com apoio pela Lei Paulo Gustavo e que exemplares do livro serão doados para as bibliotecas das escolas municipais de ensino fundamental de Passos e para os Cemeis.

A obra possui um QR Code, onde pessoas cegas ou com baixa visão poderão ouvir os poemas recitados pelo autor e a descrição das imagens pela voz da ilustradora Amanda.

“No Brasil, publicar um livro independente exige não apenas tempo e dedicação, mas também lidar com uma série de desafios, como os altos custos de produção, a limitação de acesso a editoras, e a distribuição. Além disso, há o desafio da visibilidade em um mercado editorial que pode ser muito competitivo”, aponta o autor.

Para ele, organizar este lançamento na Casa da Cultura tem sido uma experiência enriquecedora. “A preparação exigiu muito planejamento e coordenação com a equipe local, mas o ambiente cultural oferecido por esse espaço será ideal para um evento literário como o lançamento de Caminhos Versados. Esse espaço desempenha um papel fundamental na promoção de eventos culturais e, com o suporte, conseguiremos criar um ambiente acolhedor e especial, aproximando ainda mais a obra da comunidade”, disse.

A livro teve pré-lançamento na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Para o autor, a presença no evento foi uma grande oportunidade para apresentar o livro para um público maior e o feedback recebido foi incrível.

“Até o momento, a recepção do público tem sido bastante positiva e encorajadora. Desde que comecei a postar alguns dos poemas de Caminhos Versados nas redes sociais, recebi muitos comentários de leitores que se sentiram profundamente tocados pelas palavras. Muitos relataram que os versos ressoam com suas próprias vivências, o que cria uma conexão direta com o que eu pretendia ao escrevê-los. Ver essas reações me faz acreditar que o livro está cumprindo seu propósito: ser um espaço de reflexão e um catalisador para o diálogo interior de cada pessoa que o lê”, afirma.