Débora Meira
DELFINÓPOLIS – A Prefeitura de Delfinópolis iniciou o programa “Saúde na Escola”, que tem o objetivo de discutir assuntos relevantes aos alunos da rede municipal de ensino, principalmente em relação a saúde mental. Segundo a prefeitura, o projeto acontece nas escolas do município e também nos distritos de Olhos D’água da Canastra e Babilônia.
De acordo com a prefeitura, o projeto é desenvolvido em conjunto com as secretarias de Saúde e de Educação.
Conforme informações da secretária de Educação, Neulma Lima da Silva Leite Lemos, todas as escolas do município devem receber as atividades do projeto, que começou a ser desenvolvido no mês de maio. “Nossa equipe é composta por quatro pessoas, sendo uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma enfermeira e uma coordenadora, que visitaram e apresentaram diversos temas sobre saúde mental na rede de ensino”, disse.
“O programa ‘Saúde na Escola’ visa melhorar o emocional dos nossos alunos e também dos professores que, após o período pandêmico, apresentaram quadro de ansiedade e outras doenças que afetam o dia a dia”, comentou.
Segundo Milza Ferreira Lemos Belin, diretora da Escola Municipal Cônego Marinho, que recebeu a visita da equipe do programa, cerca de 366 alunos participaram das atividades do projeto divididos em 15 turmas.
“A psicóloga que veio na escola foi recebida de forma positiva, houve uma grande interação entre ela e os estudantes. Foram discutidos temas muito importantes na palestra, como a empatia e amizade. Em um ambiente escolar esses assuntos significam dar voz aos sentimentos dos alunos”, ressaltou a diretora.
“A escola sempre procura trabalhar em conjunto com toda a estrutura administrativa da prefeitura, porque a educação é um conjunto de boas ações e ideias que só ocorrem quando todos se unem. Neste ano, nós já realizamos outras ações como essa, abordando temas como segurança escolar, feira do livro, início da horta escolar e palestras sobre o meio ambiente”, comentou.
A diretora explicou que, além dessa ação, a escola já tem outros planejamentos para serem realizados ao longo do ano, desde palestras a campeonatos de xadrez e dama.
“Nós também agendamos uma palestra com a mesma psicóloga para falar com os professores sobre os mesmos temas abordados com os alunos, é importante trabalhar esses assuntos e dar atenção à saúde mental”, destacou.