29 de novembro de 2024
A escola Sempre-Viva, completou dois anos neste ano, em Passos / Foto: Reprodução
PASSOS – A Escola Sempre-Viva, mantida pela Associação Sempre-Viva, realiza neste sábado, 30, das 9h às 13h, o 3º Bazar de Natal e Mostra Pedagógica, na rua Sebastião Pinto Coelho, 282, Mirante do Vale, em Passos. A escola completou dois anos em Passos, em março deste ano.
O bazar inicia às 9h, e segue até às 13h, com produtos artesanais confeccionados pelas famílias dos alunos e parceiros, como doces, salgados, cerâmicas e crochês. Às 10h, acontece o teatro de mesa, para crianças, e na sequência, às 11h, a visita guiada e a exposição pedagógica.
“O bazar é todo preparado pelos pais da escola. Eles fazem os produtos que têm a ver com a proposta, porque a pedagogia Waldorf preza por materiais naturais. São coisas simples. Menos é mais”, disse a presidente da associação mantenedora, Paula Maia.
“Outro ponto importante da pedagogia Waldorf é o envolvimento da família na escola. Essa parceria entre alunos, pais, professores e escola é importante, principalmente, para a criança que ali está”, completa.
A Escola Sempre-Viva é mantida pela associação homônima, sem fins lucrativos, e todas as pessoas que estão na diretoria são voluntárias. “E os pais também fazem esse trabalho voluntário. E o intuito é que floresçam valores que a gente quer ver no mundo: mais humanidade, mais generosidade”, explica Paula.
O dinheiro arrecadado durante o bazar ficará com a associação que decidirá como será utilizado. Em outros eventos, por exemplo, o valor arrecadado foi utilizado na formação de professores e para implementação de estruturas na escola.
A Escola Sempre-Viva é uma iniciativa da pedagogia Waldorf, que surgiu após a primeira guerra mundial a partir de uma visão antroposófica que vê o homem como um conjunto harmônico que abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual, fundamentando as práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e emocionais.