30 de novembro de 2023
Foto: Divulgação / Escola Sempre-Viva.
PASSOS – A Escola Sempre-Viva, mantida pela Associação Sempre-Viva realiza no próximo sábado, 2 de dezembro, das 8h30 às 14h, o 2º Bazar de Natal e Exposição Pedagógica, na rua Sebastião Pinto Coelho, 282, Mirante do Vale, em Passos. A escola, que está com matrículas abertas para o próximo ano, comemora em março de 2024 dois anos em Passos com a pedagogia Waldorf.
A programação tem início às 8h30, às 10h terá o Teatro de Mesa, às 11h visita guiada e a Exposição Pedagógica e as 14h o encerramento. Os produtos comercializados são peças de artesanatos produzidos pelas mães dos alunos e a renda é utilizada na própria instituição.
De acordo com as professoras Juliana Lara, do Maternal e Fabiana Borges, do Jardim, a Escola Sempre-Viva é uma iniciativa da pedagogia Waldorf, que surgiu após a primeira guerra mundial a partir de uma visão antroposófica que vê o homem como um conjunto harmônico que abrange três dimensões: físico, anímico e espiritual fundamentando assim as práticas educativas que desenvolvem o aluno de forma integral, ou seja, associando habilidades corporais, cognitivas e emocionais.
Os fundadores e colaboradores da Escola Sempre-Viva, oferecem um espaço natural, amoroso, acolhedor, permeado pela natureza e com uma alimentação saudável. A escola está localizada numa área extensa de 7.000 metros quadrados, com árvores centenárias que permitem um contato diário com a natureza e seus elementos. Hoje a escola atende crianças de 2 a 6 anos, divididas em turmas de maternal (2 a 4 anos) e jardim (4 a 6 anos).
Toda atividade realizada tem por princípio o respeito pelas necessidades básicas da criança nesta faixa etária: confiança em si, autonomia, desenvolvimento pleno do seu físico, criatividade e imaginação.
“Os professores realizam com as crianças atividades como cuidar do jardim, preparar o lanche, guardar os brinquedos, entre outras brincadeiras livres. Além disso, elas têm experiências motoras e sensoriais por meio de materiais naturais, como pedras, conchas, terra, lã, tecidos etc”, explicaram as professoras.
Na Escola Sempre-Viva, as crianças são estimuladas a brincar livremente e segundo a Fundação das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), essa fase da vida é considerada uma janela de oportunidades tanto para a saúde, como para o aprendizado e o bem-estar social e emocional de meninos e meninas. A ciência tem demonstrado que as experiências vividas na infância estabelecem a base do desenvolvimento a partir do brincar livremente.
“A brincadeira habita o imaginário das crianças e contribui para enriquecer o universo, as vivências e as experiências de meninos e meninas, porque é por meio do brincar que eles se apropriam da sua imagem, do espaço e do meio sociocultural, conseguindo interagir consigo e com o outro”, contou Juliana.
Por isso, a brincadeira pode ampliar e diversificar o universo infantil, criando novas possibilidades. Além disso, a Escola Sempre-Viva preza pela importância do “desemparedamento” e o contato com a natureza, oferecendo espaço e tempo para a infância. O distanciamento atual entre as crianças e a natureza emerge como uma importante crise do nosso tempo. Especialmente no contexto urbano, independentemente do tamanho da cidade, o mundo natural tem deixado de ser visto como elemento essencial da infância. As consequências são significativas: obesidade, hiperatividade, déficit de atenção e tantos outros distúrbios observados de maneira precoce entre as crianças.
“A relação das crianças com ambientes naturais demonstra a capacidade que esses espaços têm de acolher tanto sua pulsão expansiva, de movimento ou interação, quanto sua necessidade de introspecção e solidão, e apontam para a necessidade de mudanças em diversos campos como saúde, família, educação e urbanismo, desequilíbrio emocional, baixa motricidade – falta de equilíbrio, agilidade e habilidade física etc”, assegurou Fabiana.
Cada estilo de brincadeira beneficia de forma diferente os aprendizados e desenvolvimento na infância. A seguir falamos um pouco de cada um:
• Raciocínio lógico: montar cidades, fazendas, estradas a partir de blocos de madeira para exercitar a atenção e concentração das crianças.
• Criatividade: Brincadeiras que levam as crianças para fora da realidade é uma forma de explorar a criatividade. Pintura livre, faz-de-conta e teatro são ótimas atividades que contribuem para o desenvolvimento infantil.
• Relações interpessoais: O ato de brincar permite que crianças entrem em contato umas com as outras de maneira natural, e com isso elas conseguem criar vínculos e se socializar. Com essas brincadeiras elas aprendem a conviver com outras pessoas e, no futuro, vão entender que estão inseridas em uma sociedade.
• Comportamento: Muitas brincadeiras são compostas por regras, tornando-se uma forma de estimular que as crianças aprendam a controlar o comportamento impulsivo e a respeitar o outro. As regras ajudam no desenvolvimento da postura correta, no pensar e refletir sobre as atitudes, além de propiciar a compreensão sobre o progresso.
• Relaxamento: As brincadeiras são ótimas aliadas no gasto de energia que as crianças acumulam, portanto, estimular o brincar também é uma forma de proporcionar momentos de alívio e de relaxamento nessa fase da vida.
• Saúde: Manter a saúde em dia também é um benefício que ressalta a importância das brincadeiras. É brincando que as crianças ficam mais distantes do uso exagerado de dispositivos eletrônicos como o celular e a televisão.
• Expressão: As brincadeiras estimulam que as crianças se expressem fora dos padrões estabelecidos, permitindo o desenvolvimento da criatividade e também da autonomia.
• Habilidades socioemocionais: O ato de brincar é tão importante que até estimula a capacidade de as crianças gerenciarem suas emoções e, com isso, desenvolverem suas habilidades socioemocionais.
Uma educação disruptiva, acolhedora, respeitosa e que promove a autonomia das crianças na primeira infância, época crucial para o desenvolvimento de adultos mais saudáveis, conectados com a natureza e suas necessidades urgentes. Essa é a vivência que a Escola Sempre-Viva oferece as nossas crianças. Se queremos um futuro melhor, precisamos olhar agora para como estamos educando nossas crianças.