7 de junho de 2023
Cerca de 30 apresentações foram realizadas envolvendo a área de automação e robótica./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
PASSOS – A Escola Estadual Lourenço Andrade promoveu ontem, 7, às 19h, a 1ª Feira Tecnológica, que foi realizada na Escola Julia Kubitschek, em Passos.
Segundo os organizadores, o evento serviu para divulgar projetos e apresentações, além de oferecer um networking aos alunos participantes. Durante a feira, cerca de 30 apresentações foram realizadas, que envolveram a área da automação e robótica, sendo que, em alguns dos projetos foram utilizados energia renovável, como a fotovoltaica e a eólica.
De acordo com o coordenador do curso técnico em eletroeletrônica e professor dos cursos técnicos em eletrônica (Pronatec), Nélio Lemos Freire Júnior, o destaque das apresentações foi o Controlador Numérico Controlável (CNC).
“Durante um determinado momento, os alunos utilizaram um feixe de laser e cortaram alguns materiais com essa tecnologia. Outro destaque foram os robôs autônomos, que podem se movimentar sozinho e identificar obstáculos. Os principais projetos foram voltados à acessibilidade e nós desenvolvemos uma bengala adaptada ao pessoal que tem deficiência visual, ela identifica o objeto e cria uma vibração, para evitar uma colisão”, comentou o professor sobre as apresentações da feira.
“Nós convidamos para a feira as principais empresas da cidade, na intenção de fazer um networking entre eles e nossos alunos, para que os estudantes possam mostrar aquilo que aprenderam em seus projetos. Além disso, o pessoal do técnico em música fez uma apresentação de abertura”, disse.
Segundo o professor, para os estudantes a importância maior é o networking, o contato entre eles e as empresas convidadas, para que eles tenham a oportunidade de exibir suas ideias e também absolver conselhos.
“Nós estamos com as melhores expectativas para o evento, convidamos muitas pessoas e, por ser um evento gratuito, esperamos que a escola possa fortalecer esse elo com a comunidade. Além de trazer inovação para Passos e poder inspirar outros alunos. Assim, pretendemos realizar outras feiras pelo menos uma ou duas vezes por ano”, destacou o professor.
Cerca de 100 alunos do ensino médio integral e dos cursos técnicos apresentaram projetos e inovações na feira. Alguns dos destaques foram: Geração de Energia Eólica, Bengala Multissensorial para Deficientes Visuais, Desenvolvimento de Máquina Gravadora e Corte a Laser, Microcontrolar uma Chocadeira e Supervisionar via Telegram e Tratamento de Água com Luz Ultravioleta.