PASSOS – A Escola do Legislativo da Câmara de Passos promoveu uma palestra na última quinta-feira, 28, sobre prevenção ao suicídio. O evento no plenário fez parte das atividades do “Setembro Amarelo”. Cerca de 150 pessoas participaram, principalmente profissionais de saúde e professores.
Segundo a Câmara, a temática desenvolvida pela escola foi “Um gesto de amor pode salvar vidas”, com os palestrantes Roselana Teixeira, coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, e Rafael Costa, médico psiquiatra e que atua no ambulatório. O evento teve ainda a participação do vereador Dirceu Soares (PSD) e do secretário Municipal de Saúde, Thiago Salum.
Para o psiquiatra Rafael Costa, a saúde mental é abstrata e todo o suicídio é prevenível quando há o tratamento na hora certa, lembrando que o mundo registra cerca de 800 mil suicídios por ano, sendo a quarta maior incidência de mortes entre jovens, além de 96% dos casos o suicídio envolve quem tem algum transtorno mental.
Segundo o profissional, a atenção nesses casos deve ser redobrada quando se percebe que a pessoa está diferente, apontando as iniciativas que devem ser tomadas, não devendo interpretar o problema como um drama, e sim, com um olhar de empatia, compreensão e de auxílio para encaminhar essa pessoa para um profissional.
Para a coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Roselana Teixeira, é preciso reforçar a valorização da vida, observando que o suicídio é antinatural. Segundo ela, é preciso praticar o amor-próprio, evitando preocupar do que a sociedade vai pensar, lembrando que é difícil sem ajuda profissional sair sozinho de uma depressão.
Cras de Delfinópolis
A Prefeitura de Delfinópolis realizou durante o mês a campanha do “Setembro Amarelo”, que abordou temas sobre os cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio. O projeto foi uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) voltado para população do distrito de Olhos D’água.
Segundo a secretária de saúde, Elisa Campos, estiveram presentes cerca de 150 pessoas no evento. “É importante tratar desse tema com a população por causa da prevenção de suicídio, na questão do Setembro Amarelo e trabalhar a saúde mental, que é algo que se mostrou cada vez mais necessário, principalmente depois da pandemia”, disse.
“Todos os anos nós realizamos esses encontros durante o Setembro Amarelo, através do trabalho coletivo e multidisciplinar das nossas equipes, nós estamos sempre na busca pelo melhor apoio para nossa população. Esses momentos proporcionam uma grande troca de aprendizados para os cidadãos”, comentou.
Segundo ela, o próximo foco da secretaria será o “Outubro Rosa”, que simboliza a luta e prevenção contra o câncer de mama.