Destaques Educação Geral

Escola de Paraíso é premiada por projeto sobre mobilidade para ciclistas

4 de dezembro de 2024

EVENTO DA FUNDACIÓN MAPFRE REUNIU 54 PROFESSORES NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA , 29, QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA EDUCAÇÃO VIÁRIA VITAL / Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – A Escola Estadual Clóvis Salgado, de São Sebastião do Paraíso, foi premiada na13ª edição do Encontro Nacional de Professores que participaram do programa Educação Viária É Vital, promovido pela Fundación Mapfre.

Segundo informações da instituição, o evento foi realizado na última sexta-feira, 29, e três projetos apresentados por escolas estaduais de Minas foram selecionados como ‘destaques nacionais’, refletindo relevância e a excelência de sua condução.

“Entre eles, está a iniciativa desenvolvida Escola Estadual Clóvis Salgado, de São Sebastião do Paraíso: o MOB SUS, que visa promover a segurança viária e a mobilidade sustentável para ciclistas, incentivando uma convivência segura e harmoniosa com outros modos de transporte”, informa a fundação.

O encontro reuniu 54 professores de seis estados brasileiros, que participaram do programa em 2024. O evento, realizado pela Fundación Mapfre, tem o objetivo de celebrar o encerramento das atividades, além de reconhecer os projetos destaques regionais e nacionais, elaborados pelos educadores a partir dos conhecimentos adquiridos durante o ano.

Além da escola de Paraíso, também foram premiadas a Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, de Betim, com o projeto “Passeio Ciclístico”, que busca oferecer aos alunos do Ensino Médio uma experiência prática sobre a importância da educação no trânsito e práticas sustentáveis, e a Escola Estadual José Izidoro de Miranda, de Belo Horizonte, que conquistou a posição de destaque nacional com a iniciativa “Caminhos Seguros: Educação Viária para Crianças”, que convida alunos do 1º ao 5º ano a se tornarem verdadeiros ‘Super Agentes do Trânsito’, por meio de atividades divertidas e educativas.

“É uma honra reunir educadores de diferentes estados para celebrar os resultados do programa Educação Viária É Vital. Este encontro marca não apenas o encerramento de um ano de aprendizado e dedicação, mas também o impacto positivo dos projetos desenvolvidos pelos professores, que, com seu empenho, ajudam a potencializar a educação viária em todo o país”, declarou Fátima Lima, representante da Fundación Mapfre no Brasil.

Com cerca de 4,3 milhões de pessoas beneficiadas, o programa Educação Viária é Vital (EVV) completa 20 anos de atuação no Brasil em 2024. A iniciativa dissemina o conceito de segurança viária de forma participativa tendo os alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado. Para conferir mais informações sobre o EVV e sobre a 13ª edição do Encontro Nacional de Professores.