14 de setembro de 2024
Alunos, professores e funcionários participaram de atividades especiais no pátio e no entorno da escola./ FOTO: Divulgação
Carlos Renato
PASSOS – Nesta sexta-feira, 13, a Escola Estadual Abraão Lincoln, de Passos, comemorou o 79º aniversário com programação especial para alunos e comunidade.
A instituição de ensino, localizada na rua Aurora, área central da cidade, promoveu apresentações culturais no pátio, com execução do Hino Nacional, bolo de aniversário, e realizou um desfile nas ruas do entorno, contando com a presença de funcionários, professores, pais e moradores.
De acordo com a vice-diretora, Tamara Oliveira Lopes, o aniversário da escola é um momento para refletir sobre a importância da instituição na comunidade. “Pensamos na formação de cidadãos de bem, pois na escola pregamos valores morais, na formação de futuros trabalhadores, na realização do sonho de muitos jovens”, aponta.
Segundo Tamara, a escola é um lugar para se aprender a viver em sociedade, onde os estudantes têm contato com diversas pessoas com vivências diferentes. “Aqui buscamos uma escola inclusiva. É um local onde se incentiva a participação da família no cotidiano escolar dos filhos”, destaca a vice-diretora.
Para o professor de Português Diego Araújo, que leciona na escola, foi um momento de muita festa para a comunidade. “Comemoramos esse marco tão importante para todos nós. Celebramos os 79 anos de uma instituição que desempenha um papel muito importante na história do nosso povo passense”, enfatiza.
Segundo ele, a escola existe com a finalidade de inserir as crianças e adolescentes em um círculo social de transferência de conhecimento, para que eles entendam os conceitos básicos da vida em sociedade.
“Ao longo desses anos muitas pessoas que fizeram e ainda fazem parte da trajetória da instituição se empenharam para que o Abraão Lincoln fosse instrumento de transformação e construção de uma sociedade com mais oportunidades. E esse é motivo para comemorar e agradecer a cada um que, de alguma forma, contribuiu para isso”, afirma Diego.
A escola conta com 360 estudantes matriculados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, com a participação de 52 professores e 18 funcionários. A instituição tem 11 salas de aula e outras 15 dependências, que incluem, por exemplo, banheiros, biblioteca, secretaria e refeitório.
História
A Escola Estadual Abraão Lincoln foi criada pelo Decreto nº 2.170 de 12 de setembro de 1945, pelo então governador de estado, Benedito Valadares.
A escolha do nome da escola partiu da primeira diretora, Maria das Dores Portilho, em virtude do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln, que deu início ao processo de abolição da escravidão no país.
De início, a instituição de ensino funcionou de forma provisória no prédio da extinta Escola Estadual Wenceslau Braz.
No ano seguinte (1946), a escola foi transferida para o prédio adaptado e alugado na rua Cristiano Stockler, 282, até novembro de 1950, data que foi transferida para a rua Gonçalves Dias, 471, permanecendo até fevereiro de 1964.
Após essa data conseguiu a sede própria onde funciona atualmente na rua Aurora, 138, em terreno doado pela Prefeitura de Passos.
Em 2000, passou a atender alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Em 2004, implantou o ciclo escolar com duração prevista de nove anos. Já em 2020, Abraão Lincoln foi contemplada com o Projeto de Gestão Integrada de Educação.