Bianca Simionato
ITAÚ DE MINAS – As equipes sub-13 de handebol de Itaú de Minas começaram a temporada 2025 da Liga do Alto do Rio Pardo (Lidarp) com ótimos resultados. No último domingo, dia 26, os times feminino e masculino viajaram até Campestre para a disputa da 1ª rodada da competição e conquistaram importantes vitórias.
O time feminino estreou contra Poços de Caldas e venceu por 16 a 12. Em seguida, voltou à quadra para enfrentar Campos Gerais e novamente saiu vitorioso, vencendo pelo placar de 9 a 7.
Já a equipe masculina enfrentaria Guaxupé às 11h, mas o adversário não compareceu, e os itauenses venceram por W.O. Na segunda rodada, o time masculino entrou em quadra contra a equipe da casa, Campestre, e garantiu mais uma vitória, desta vez por 10 a 7.
Com os resultados, a equipe feminina precisa vencer apenas mais um jogo — contra Campestre, no dia 25 de maio, em Cabo Verde — para garantir a primeira colocação na chave e avançar para a semifinal. O masculino ainda tem quatro compromissos pela frente: também no dia 25/05 contra Poços de Caldas em Cabo Verde; no dia 06/07 em Poços de Caldas contra Campos Gerais e Cabo Verde; e no dia 24/08 em Guaxupé contra Andradas. O sistema de disputa é de rodízio, com classificação dos quatro melhores colocados para a fase semifinal.
A treinadora Talita Souza comemorou o desempenho das equipes e destacou a importância do incentivo dado ao esporte no município. “Esses grandes resultados vêm do grande incentivo do setor de esportes de Itaú de Minas, através do chefe Guará. É primordial incentivar nossos atletas da base, principalmente de 10 a 15 anos. As crianças gostam de competir, viajar, e se vê o brilho nos olhos a cada gol. Estamos crescendo a modalidade, levando o handebol para dentro das escolas”, afirmou.
Talita ainda ressaltou que as escolinhas de handebol, realizadas na quadra da Escola Monsenhor Ernesto às terças e sextas-feiras, já contam com cerca de 150 atletas, sendo 60 apenas nos anos iniciais (9 a 12 anos).