Destaques Entretenimento

Lady Gaga adia lançamento de novo disco

9 de abril de 2020

Previsto inicialmente para esta sexta-feira, 10, “Chromatica”, o esperado novo álbum de Lady Gaga, foi adiado por conta da pandemia de coronavírus. “Esta é uma época assustadora e atribulada para todos nós. Mesmo acreditando que a arte seja uma das coisas mais fortes para nos dar alegria e cura, não me parece certo lançar este disco com tudo o que está ocorrendo”, afirmou ela, em anúncio publicado nas redes sociais.

Parcialmente afastada do mundo da música desde o controverso – e ainda assim elogiado – “Joanne” (2016), a cantora, nos últimos anos, protagonizou a quarta versão cinematográfica de Nasce uma Estrela (2018), foi indicada ao Oscar de melhor atriz e levou para casa a estatueta de canção original por Shallow, tema do filme. O sucesso foi tamanho que rendeu uma infame versão brasileira lançada por Paula Fernandes e Luan Santana.

“Chromatica” marca o retorno da cantora às origens pop que a transformaram em estrela mundial. O single Stupid love, “vazado” um mês antes do lançamento oficial, em 28 de fevereiro, é o único aperitivo do disco até agora. Aponta para a sonoridade já experimentada em “Born This Way” (2011), construída sobre diferentes camadas de sons sintetizados que resultam em um dance barroco e nada polido.

O que muda, entretanto, é a mensagem. Se há uma década Lady Gaga imprimia abordagem agressiva às canções, ora alfinetando o cristianismo ora homenageando a criança rebelde que um dia foi, atualmente ela preza pelo conteúdo positivo que seu trabalho pode carregar. Não à toa, nos últimos anos a estrela trocou o visual excêntrico por roupas básicas, vem atuando como porta-voz de projetos contra o bullying e discutindo propostas sobre saúde mental.

Ainda assim, é curioso que uma pandemia possa afetar o lançamento de um disco – processo que, atualmente, não depende de mídia física para chegar aos ouvidos do público. A decisão reflete não só a preocupação com o coronavírus, mas o aparato que a estreia do trabalho de uma estrela do porte de Gaga requer, envolvendo entrevistas a programas de TV ao redor do mundo, aparições públicas de surpresa e até mesmo shows completos.