Destaques Entretenimento

Descomplicando a política no Poder

17 de novembro de 2020

Roseann Kennedy é a nova apresentadora do “Poder em Foco”, que vai ao ar aos domingos no SBT/Alterosa. / Foto: Divulgação

Explicar assuntos polêmicos e complicados de forma completa e acessível. Esse é o objetivo do programa Poder em foco, exibido aos domingos pelo SBT/Alterosa.

Neste momento, mais do que em qualquer outro, precisamos muito de um programa como o Poder em foco, no qual você pode tentar tirar todas as dúvidas possíveis e ajudar a população a entender o que está chegando de informação certa a ela”, defende a apresentadora Roseann Kennedy, de 46 anos.

Roseann assumiu a bancada do programa em novembro, quando o jornalista Fernando Rodrigues deixou a emissora, após um ano conduzindo o Poder em foco, para se concentrar na coordenação do jornal digital Poder360, do qual é fundador. Durante os 12 primeiros meses da atração, ela atuava como editora-chefe, função que continua a exercer.

Agora vou da escolha do entrevistado, do momento de preparar o roteiro, aos temas mais importantes do momento. Pego do começo até o fim! E é bem prazeroso poder ver esse conjunto completo”, comemora a jornalista.

No comando do Poder em foco, Roseann entrevistou Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Washington, e Alessandro Oliveira, novo coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato.

Nosso foco é tentar sempre uma pessoa de grande representatividade para pegar um tema mais factual. Tenho aquela coisa: a melhor entrevista é a próxima. Isso me motiva a querer conseguir uma entrevista cada vez melhor. A última foi excelente, a próxima vai ser melhor ainda”, comenta.

Ela conta que se surpreendeu quando foi convidada para ser a editora-chefe do programa. “Já tinha toda uma história com o microfone na mão. Foi uma grande surpresa quando recebi o convite para participar do Poder em foco e assumir a direção. Era um novo desafio estar atrás das câmeras.

Assunto do Poder costumam ser muito áridos. Poder pegar esse assunto e passar de uma forma didática%u2026 Traduzir a política bruta dentro de um programa de entrevistas é muito prazeroso

Roseann tem a missão de descomplicar temas polêmicos e difíceis. “O projeto é um programa muito legal. Tenho paixão por ele, porque assuntos do Poder costumam ser muito áridos. Pegar esse assunto e passar para uma forma didática… Traduzir a política bruta dentro de um programa de entrevistas é muito prazeroso”, diz.

A jornalista passou por vários veículos de comunicação, como a Nova Brasil FM, CBN, GloboNews, BBC Brasil, em Londres, e Canal MyNews. Ela conta que sua preocupação em explicar conteúdos da forma mais simples possível é algo imprescindível para ela.

Costumo dizer o seguinte: se fizer esta pergunta, desse jeito, minha mãe vai entender?. Porque ela é uma telespectadora do programa. Não estou falando para especialistas, estou falando para uma pessoa que quer entender e tem o direito de entender aquilo.

A escolha dos entrevistados se dá com base em como o assunto a ser tratado poderá afetar a vida das pessoas, explica ela. “Há muitos temas quentes, tanto no Brasil quanto no mundo. Então, a ideia é abordar esses assuntos de forma prática. E esclarecer: O que vai impactar? Por que isso é importante?”, conclui Roseann Kennedy.

PODER EM FOCO. Aos domingos, à meia-noite, no SBT/Alterosa