Destaques Entretenimento

Claudia Raia prepara biografia

30 de abril de 2020

Uma das artistas mais completas do Brasil, Claudia Raia está em sua casa, no isolamento social, junto de seu marido, Jarbas Homem de Mello. Com os problemas trazidos pela pandemia do coronavírus, a atriz de 53 anos, como todos os brasileiros no momento, tem se desdobrado em manter seu equilíbrio físico e mental, arrumando formas variadas para preencher seu tempo. Tarefa complicada para uma pessoa que não para um segundo, sempre participando de programas de TV, integrando novelas ou seus amados musicais no teatro. E ela foi surpreendida pela decretação da pandemia quando estava em Portugal. Voltou rapidamente para o Brasil, mantendo-se em quarentena e o mais tranquila possível, mas ativa, sem perder a conexão com o mundo exterior.

A também cantora, bailarina e produtora revelou, entre outros assuntos, que prepara um livro de memórias, além de tratar de temas atuais, como a questão do uso da internet para se conectar com as pessoas. Por isso mesmo, integra uma ação para colaborar com quem mais precisa e participa, ainda que virtualmente, do programa #Provocações, apresentado por Marcelo Tas, que vai ao ar às terças, na TV Cultura.

“Estou trabalhando na minha biografia. Eu e (a escritora) Rosana Hermann nos falamos diariamente para entrevistas para o livro. Estou lendo também. Li a biografia da Rita Lee, que eu já queria ler há algum tempo, e adorei. Faço ioga, tenho uma rotina de exercícios em casa. Estamos tentando construir e manter uma rotina. É um momento que acabo me questionando muito sobre para onde estou caminhando. Ter esse tempo dessa maneira faz, sim, a gente pensar mais em si, nas nossas questões. E também pensar em como ajudar. Afinal, as pessoas são afetadas em níveis diferentes pela pandemia. Estou me mobilizando para contribuir e ajudar como posso. Fizemos o festival online Ao Vivo Pela Vida neste último fim de semana e arrecadamos doações para o Fundo Emergencial Para Saúde – Coronavírus Brasil e para a Ação da Cidadania. E, mesmo com o fim do festival, as doações continuam. Basta acessar o site www.aovivopelavida.com para continuar doando e participando dessa corrente do bem. Eu e Jarbas estamos à frente da campanha de doação do Hospital das Clínicas de São Paulo, a #HCComVida. Estou junto com a Brazil Foundation e a Conservação Internacional apoiando a causa indígena. Agora para mim é o momento de agir e ajudar”, revela Raia.

Claudia contou tem usado os recursos eletrônicos, internet, redes sociais, para se manter próxima do público e dos amigos. Revela que o aniversário do seu filho Enzo, no dia 15 de abril, fez uma comemoração por meio de chamada de vídeo com a família. “Foi uma maneira diferente de a gente estar com quem a gente ama. Essa proximidade que a tecnologia proporciona é muito boa. Estou seguindo todas as recomendações de segurança. Não saio de casa desde 13 de março, quando cheguei ao Brasil vindo de Portugal, onde eu e Jarbas estávamos com a turnê de Conserto para Dois. Cumprimos todos os protocolos de higienização dos alimentos, das mãos. E ficamos em casa. Para quem também pode, fique em casa. E se você precisa sair, se cuide e se proteja da melhor maneira”, contou.