Certas coisas acontecem para quem lê jornal. Em 09/05/2019, o ‘Estadão’ publicou: ”Presidente Bolsonaro quebra tradição de 16 anos ao não optar por lista tríplice”. Agora, em 06/03/2023, o jornal publica: “Lula acerta ao ignorar a lista tríplice.”
A questão é entender a seletividade da notícia e não só, se o presidente é um chegado do jornal a notícia lhe agrada. Se não, entra em desgraça. Tempos difíceis esses.
Izabel Avallone – São Paulo/SP
O amor é a fonte da paz
O universo contrai-se e expande-se. Por outras palavras, é como se respirasse. O que controla estas ações de contração e expansão? Não é o poder político, nem conhecimento e nem dinheiro. É a dádiva do amor. (121-103, 24.10.1982) S.M.Moon
Aparecida Baldini – Passos/MG E-mial: vovobaldini@hotmail.com
Não é só uma foto
O presidente Luiz Inácio afirmou em entrevista que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, poderá ser demitida “se aparecer evidência” de que a ligação dela com milicianos seja além do que uma foto. Voltando no tempo, todos se lembram da famosa foto em que Lula aparece cumprimentando o ex-prefeito Paulo Maluf logo após reunião que oficializou o apoio do Partido Progressista de Maluf ao então candidato pelo PT às eleições municipais de São Paulo, Fernando Haddad, em 2012.
É evidente que uma foto pode não significar nada, mas não em se tratando de política. Lula e o PT nunca tiveram apreço por Paulo Maluf, mas naquele momento conveniências políticas falaram mais alto e o registro fotográfico foi a “demonstração” da associação. As fotos da ministra ao lado de milicianos vão além de meros retratos e Lula sabe disso.
Luciano Harary – São Paulo/SP
Cartas para esta coluna, de no máximo 30 linhas, para Rua 2 de Novembro, 206. E-mail: leitor@folhadamanha.com.br. WhatsApp (35) 9 9191 0425