Destaques Esporte

Endrick lidera lista de jovens promissores no futebol

19 de março de 2024

Brasil tem três jogadores no top-10 mais promissores./ Foto: Reprodução.

Bianca Simionato

PASSOS – O Brasil está no topo da lista dos centroavantes sub-21 mais promissores do mundo, segundo o estudo da CIES Football. Endrick, do Palmeiras, é o primeiro colocado e Vitor Roque, ex-Athletico-PR e atualmente no Barcelona, é o segundo.

O jogador do Verdão foi vendido ao Real Madrid e chegará à Espanha em julho deste ano, quando completa 18 anos idade.

O levantamento se baseou nos últimos 365 dias dos jogadores, a quantidade de partidas disputadas, a idade dos atletas e o nível das competições. Do top-10, Endrick, de 17 anos, é o segundo mais novo, ficando atrás apenas de George Ilenikhena, que possui 17 e completa 18 cerca de um mês depois que o brasileiro.

Encerrando o top 3, aparece Evan Ferguson, irlandês de 19 anos que é destaque do Brighton na Premier League.

Fechando o top 10 e os brasileiros no ranking aparece Marcos Leonardo, ex-Santos e atualmente no Benfica. O atacante chegou ao clube português no início de 2024 e já soma cinco gols em 12 partidas, sendo apenas uma como titular.

“O estudo reforça como é importante para o jovem atleta hoje se atentar ao que faz em cada um dos cem minutos de jogo, com ou sem a bola. Essa atenção, com tudo que pode fazer a todo momento por sua equipe, sempre foi um dos diferenciais de Endrick”, afirmou Thiago Freitas, que administra a carreira do atacante palmeirense.

O ranking ainda tem Damián Pizarro, do Colo Colo e Chile, Jerónimo Domina, do Unión de Santa Fé e Argentina, Milos Lukovic, do FK IMT e Sércia, George Ilenikhena, do Royal Antwerp e Nigéria, Benjamin Sesko, do RB Leipzig e Eslovênia e Santiago Castro do Bologna e Argentina.