CÁSSIA – Cerca de 3 mil pessoas participaram do 2º Encontro de Companhias de Reis do Santuário de Santa Rita de Cássia. O evento foi realizado no último domingo, com missa às 10h e participação das companhias Arceburguense, de Arceburgo; Menino Jesus, de Itaú de Minas; Bairro Tapir, de Itamogi; Estrela Guia, de Delfinópolis, Estrela do Oriente e Grupo Pastorinhas, de Alpinópolis e Unidos dos Santos Reis, de Ibiraci.
Para o padre Michel Pires, reitor do Santuário, o dia 6 de janeiro é marcado no calendário brasileiro com a Festa dos Reis Magos, que visitaram o menino Deus no presépio de Belém.
“Aqui no Sul de Minas, essa data ganha uma importância ainda maior, pois neste dia, o nosso povo celebra de modo simples e encantador essa visita na noite de Natal. Visita de magos que levaram a alegria de suas presenças e os presentes ao menino que acabara de nascer”, afirma.
O Santuário de Santa Rita de Cássia recebeu o II Encontro de Companhias de Reis em torno das tradições religiosas.
“Estiveram aqui, na casa da Santa dos Impossíveis, companhias que manifestam de modo simples e singelo a alegria sentida pelos magos na noite santa em que Deus encarnou-se na história. Com roupas, cânticos e instrumentos, as Companhias trouxeram a alegria de manter uma tradição viva dos foliões que vão ao encontro de Jesus. Quantas coisas nós aprendemos com os foliões e as companhias de reis. Aprendemos a ser missionários na acolhida e na fraternidade. E, manter viva essa tradição, é algo que nos enriquece. Foi possível experimentar, mais uma vez, a certeza de fé de que Deus olha para o simples e manifesta seu amor por aqueles que querem transmitir a sua palavra”, disse o padre.