Destaques Meio Ambiente

‘Encontro da Canastra’ propõe criação de gestores para apoio de projetos

2 de junho de 2023

‘Encontro da Canastra’ propõe criação de gestores para apoio de projetos./ Foto: Divulgação.

Luciene Garcia

PASSOS – O 1° “Encontro da Canastra”, aconteceu na última quarta-feira, 31, no auditório do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais em Passos, onde foi definido as pautas voltadas para a conservação do Parque Nacional da Serra da Canastra. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Ppgdrma), em parceria das Coordenações de Pesquisa e de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Unidade Passos e do IFSul de Minas, contando também com o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste de Minas (ADR-Conexão).

Segundo os organizadores do encontro, uma das propostas foi a criação de um grupo de trabalho de gestores para enfatizar o apoio aos projetos desenvolvidos na Canastra, especialmente na questão de transporte e manutenção de estradas, e também a indicação de publicação de editais de pesquisa e extensão dos projetos no parque.

Durante o encontro, os funcionários do Parque da Canastra apresentaram as demandas de pesquisa e extensão e mostraram quais são as áreas prioritária e importantes nesse momento. Os coordenadores de pesquisa e extensão do IFSul de Minas e da Uemg mostraram o potencial de pesquisa e projetos de extensão desenvolvidos nos últimos anos com a temática: Serra da Canastra.

Segundo o professor e coordenador de Mestrado da Uemg, Juliano Fiorelli, em 2022, a instituição teve 111 alunos bolsistas em 100 projetos, com a participação de 73 professores com bolsas e mais 82 alunos voluntários.

Nós temos aí 200 alunos a cada ano, fazendo pesquisas. Destas pesquisas, 13 foram feitas na Canastra e mais três no mestrado”, disse

Segundo ele, na área extensionista da Uemg, cerca de 90 alunos e 18 professores foram bolsistas, além de mais 55 voluntários, sendo que, em quatro projetos estão relacionados com a Serra da Canastra.

Ainda conforme Juliano, a cada ano, em média, a Uemg tem de 300 a 400 projetos, sendo 16 de pesquisa e quatro de extensão. “Esse é o número que nós queremos ampliar”, ressaltou o professor.

“Foi uma tarde muito proveitosa, onde nós tivemos a oportunidade de aproximar os pesquisadores e extensionistas das duas instituições públicas de ensino em Passos, proporcionando um olhar voltado para o Parque Nacional da Serra da Canastra. Essa integração das duas universidades e de professores, com muito potenciais de realização de pesquisa e extensão na nossa região, foi bastante interessante. E o foco na Serra da Canastra. Foi o primeiro evento e provavelmente haverá novas edições. Nós tivemos um feedback bastante positivo”, comentou o professor sobre o 1º “Encontro da Canastra”.

Participaram do evento o diretor-geral da Uemg/Passos, Hipólito Ferreira Paulino Neto; o professor e coordenador do Mestrado da Uemg, Juliano Fiorelini Nunes; o diretor do IFSul de Minas, Juliano Cariali; o prefeito de Passos, Diego Oliveira; a presidente da ADR-Conexão, Marisa Silva Lemos; além de coordenadoras de pesquisa da Uemg e funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que trabalham no Parque Nacional da Serra da Canastra.