PASSOS – O 1º “Encontro com a Canastra” acontece nesta quarta-feira, 31, às 14h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – campus Passos. Segundo os organizadores, o evento pretende proporcionar uma interlocução entre professores pesquisadores e extensionistas do IFSul de Minas e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), juntamente com os representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Serra da Canastra.
Segundo os organizadores, o “Encontro com a Canastra” está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PPGDRMA) e realizado pelo esforço conjunto das Coordenações de Pesquisa e de Extensão da Uemg – unidade Passos e do IFSul de Minas, contando também com a participação da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste de Minas (ADR-Conexão).
Segundo a professora e oordenadora de Pesquisa da Uemg – unidade Passos, Michelle Lopes, o encontro de hoje deve discutir possibilidades de projeto para envolver a Serra da Canastra nas mais diversas áreas, além das áreas principais, como a área ambiental e biológica. Segundo ela, as possibilidades de atuação no segmento são diversas e podem envolver: Marketing, Educação, Comunicação, Administração e outras.
“O ‘Encontro com a Canastra’ é um momento ímpar para nossa região, pois nele as duas Instituições de Ensino (Uemg e IFSul de Minas) poderão demonstrar seu potencial de inovação para o desenvolvimento de pesquisas científicas, bem como, de projetos extensionistas cujos objetivos vão ao encontro de ações do Parque da Canastra e dos municípios em seu entorno”, disse.
Para o professor e coordenador de Extensão do IFSul de Minas – campus de Passos, Cleiton Hipólito, o evento vai ser o primeiro encontro com a pesquisa e extensão regionais. “Será um momento de as universidades apresentarem seu potencial para o desenvolvimento dos projetos científicos e extensionistas, que é onde as universidades têm a oportunidade de estar atuando juntamente com a comunidade, neste caso, lá, ‘in loco’, e também parques municípios do seu entorno. Nós acreditamos que será um evento de estreitamento desses órgãos. Quem não se inscreveu, nós estaremos fazendo as inscrições lá, momentos antes”, disse.
O evento deve contar com a participação dos coordenadores e pró-reitores de Pesquisa e Extensão, tanto da Uemg, quanto do IF Sul de Minas, além de uma fala dos diretores do ICMBio e momento para perguntas e respostas/interação com a comunidade.