11 de março de 2024
Biblioteca Municipal de Passos./ Foto: Divulgação.
Leonardo Natalino
PASSOS – A procura por empréstimos de livros na Biblioteca Municipal de Passos tem caído nas últimas décadas. Atualmente, são cerca de 200 por semana. Há cerca de 25 anos, a retirada de livros chegava a mil semanalmente. Nesta terça-feira, 12, é comemorado o Dia do Bibliotecário.
Para Elisângela Rodrigues, bibliotecária na instituição municipal, os resumos de obras literárias disponíveis na internet são apontados como principal causa para a queda no movimento na procura pelos agora chamados livros físicos.
Elisângela nasceu em Formiga e mora em Passos há 45 anos. Ela conta que começou a cursar Letras e decidiu trocar por Biblioteconomia, na cidade natal, um pouco porque não gostou da primeira faculdade e também por influência de familiares que eram bibliotecários.
Segundo ela, tem ocorrido uma grande redução no número de pessoas que procuram a biblioteca para empréstimo de livros. Em Passos, ela trabalha há seis anos na Biblioteca Municipal. Antes, atuava no Centro de Memória.
“Reduziu muito. Reduziu demais. Eu já tinha trabalhado na biblioteca pública, como auxiliar, há muitos anos. Agora retornei como bibliotecária responsável. Comparando essas duas épocas distintas, houve uma redução gritante”, disse Elisângela.
Na biblioteca pública de Passos, são realizados 200 empréstimos de livros semanalmente. Há cerca de 25 anos, eram feito mais de mil.
“A internet é um dos principais fatores que influenciou a redução. Porque, hoje em dia, um aluno não se preocupa em pegar um livro para ler para fazer prova. Eles vão na internet e pegam o resumo. Não tem mais aquela clientela de alunos que pegavam um José de Alencar ou Machado de Assis para fazer prova”, afirma.
Para Elisângela, atualmente, as pessoas que frequentam a biblioteca são mais idosas e costuma ler toda semana. Segundo ela, há alguns jovens com o hábito da leitura que frequentam o local, mas são poucos. No período da pandemia, o número de pessoas que frequentavam a biblioteca reduziu, mesmo já sendo pequeno.
“Hoje em dia, a importância da leitura é maior do que há sete ou oito anos. A gente vê pelo celular, pelas redes sociais. As pessoas estão precisando ler muito para melhorar o vocabulário”, destaca Elisângela.
“Eu vejo a leitura como uma maneira das pessoas terem mais conhecimento da Língua Portuguesa e mais imaginação, abrir mais ideias. Eu me assusto muito quando vejo coisas escritas na internet. A linguagem é muito abreviada e errada”, aponta.
A Biblioteca Municipal de Passos funciona das 7h às 17h e conta com 45 mil livros. Há uma sala exclusiva para crianças. Para ler jornais ou livros no local não é necessário fazer cadastro, que é obrigatório para o empréstimo de livros. Para fazer cadastro, são necessárias duas fotos 3×4, recentes, documento de identidade, comprovante de residência. Para menores de 14 anos é necessário documento do responsável.
O espaço pode ser utilizado pelos moradores para a leitura, estudos e lazer. Além de livros e jornais, a biblioteca também oferece gibis e livros de colorir.