Carlos Renato
S. S. PARAÍSO – A procura por empréstimos de livros na Biblioteca Pública Municipal Professor Alencar Assis, em São Sebastião do Paraíso, caiu cerca de 30% nos últimos anos. Atualmente, são cerca de 700 por mês. Antes da pandemia da covid-19, a retirada de livros chegava a mais 1 mil mensalmente. Nesta quarta-feira, 9, é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca.
Segundo a bibliotecária Daniela Lopes Rodrigues Domingos, da biblioteca de Paraíso, cada leitor pode solicitar o empréstimo de até dois livros por vez, mas houve uma queda significativa de leitores e de interesse pelo espaço público.
“Após a pandemia percebemos uma queda de leitores. Porém, desde o ano passado estamos buscando recuperar um pouco essa perda. Ainda tem algumas pessoas que preferem manusear o livro físico. Tem também os visitantes que gostam de vir na biblioteca para utilizar os computadores para pesquisas escolares ou de trabalho, ou ainda aqueles que usam o ambiente para estudo”, aponta.
“Hoje, com os celulares e os novos aparelhos eletrônicos, aliado ao acesso mais facilitado à internet, tem contribuído com essa queda de leitores e visitantes”, afirma a bibliotecária.
Segundo Daniela, a biblioteca promove ações e divulgações para manter o interesse pela leitura. “As escolas têm esse papel importante de divulgação, recebemos visitação de alunos frequentemente, onde aproveitamos para mostrar o que tem na biblioteca e reforçamos a importância da leitura. As redes sociais também contribuem nisso, onde divulgamos os livros disponíveis e novos exemplares adquiridos, além de eventos como lançamento de livros e projetos sociais que promovemos”, ressalta.
Para solicitar empréstimos, os interessados devem comparecer na Biblioteca Municipal, localizada na praça Coronel João Batista Teixeira, 55, Centro, munidos de comprovante de residência e documento pessoal com foto, para realizar o cadastro e solicitar a carteirinha. O leitor menor de 16 anos deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
“Cada leitor pode pegar dois livros pelo período de 14 dias, caso ultrapasse o prazo de devolução é cobrado uma multa de R$ 1 por dia de atraso. Além do empréstimo de livros, a biblioteca também oferece quatro computadores para consultas e espaço para estudos e leituras, que são disponibilizados sem necessidade de agendamento. Também cedemos o local para evento relacionados à literatura”, esclarece.
A Biblioteca Municipal de Paraíso funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. O local possui cerca de 30 mil exemplares de literatura estrangeira, brasileira e infanto-juvenil de vários gêneros, além de apostilas de cursinhos, livro sobre saúde, jornais, revistas e materiais em braile.
Guapé
A Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Guapé reinaugurou nesta terça-feira, 9, a Biblioteca Municipal Aguilar Augusto Arantes, localizada na Escola Municipal Dona Agostinha Flor de Maria. O espaço foi revitalizado, organizado e recebeu nova pintura.
Claraval
A Prefeitura de Claraval anunciou que os leitores podem sugerir livros para aquisição e que ainda não constam no acervo da Biblioteca Municipal do município. É necessário que a sugestão venha acompanhada do nome do livro e dos autores.
Fotos: Divulgação