Tamiris Figueiredo
PASSOS – Foi oficializada nesta quinta-feira, em Passos, a parceria para a construção do hotel Ibis Styles Passos entre o representante da Accor, Rômulo Silva, e os empresários Antonio Benedito da Silva (Palmares), Tiago Ferreira Avelar e Denis Rondinelli Ferreira (Construtora Santiago), Jair Fonseca (ex-Mineirinha), Elpidio Freire Neto (Cartório de Registro de Imóveis de Passos), e Luiz Gaspar Morando Figueiredo (Figueiredo Smart City).
Na abertura do evento, que contou com a participação do prefeito Diego Oliveira, seu futuro vice, vereador Maurício Silva, o secretário municipal de Fazenda, Juliano Beluomini, o proprietário da empresa Figueiredo Smart City, Luiz Gaspar Figueiredo, manifestou o seu otimismo para o futuro da cidade e região com a chegada da empresa holandesa, explicou detalhes do projeto e chegou a anunciar que a “cereja do bolo” da região deverá contar em breve com um empreendimento maior do que o da Heineken. “Muita coisa vai acontecer em Passos e devemos estar preparados para isso”, disse.
O diretor de desenvolvimento Brasil da rede Accor/Ibis, Rômulo Silva, agradeceu os parceiros e o prefeito, fez uma exposição da atual estrutura da Accor e disse que a vinda da bandeira para Passos já vinha sendo prospectada bem antes do anúncio da implantação da fábrica de cerveja.
“O diferencial deste empreendimento é que ele terá como tema Ibis Serra da Canastra, com designer que remeta à Canastra, numa homenagem à Serra, e trabalhar o empreendimento nesse estilo. E o que nos atraiu para Passos é que a cidade, durante a semana, é atrativa para o turismo de negócios, e o grande diferencial é que durante os finais de semana temos os grandes atrativos regionais, turismo de aventura e outros, ou seja, teremos a demanda durante a semana e para os finais de semana”, disse.
Segundo o diretor da Accor, o foco do Ibis Styles Passos é também promover o desenvolvimento da cultura local e capacitar profissionais na cidade: “A gente quer trazer isso para a cidade, para poder aperfeiçoar um pouco mais, melhorar a mão de obra, qualificar a mão de obra. É isso que a gente faz quando a gente chega no novo destino”, afirma.
Ele destacou ainda que Passos tem mostrado um bom crescimento econômico nos últimos anos e já demonstra demanda para a implantação de um hotel Ibis da linha econômica. Com a chegada da fábrica da Heineken, essa demanda se intensificou, gerando uma necessidade por mais leitos na cidade.
“A gente sentiu, além disso, que tem hoje o que a gente chama de demanda reprimida, que muitas pessoas não ficam hospedadas na cidade porque não há quartos de hotel. Então, a pessoa que não fica na cidade não gera economia para a cidade, não gasta com restaurante, não gasta com loja, não gasta com economia local. Você tem uma fuga de receita da cidade. Esse hotel, suprindo essa necessidade de hospedagem que a cidade tem, deve vir para melhorar a economia como um todo”, disse Rômulo.
Empreendimento
O novo empreendimento será construído na rodovia Passos-Glória, próximo à fábrica da Heineken no município. As obras estão previstas para iniciar em janeiro, com conclusão programada para dezembro de 2025 e inauguração até julho de 2026. O investimento total é de R$ 20 milhões.
Com uma área construída de 4,5 mil metros quadrados, o hotel terá 120 apartamentos e ocupará um terreno de 2,5 mil metros quadrados no Figueiredo Smart City. O projeto inclui restaurante, auditório e academia. “É um hotel completo no preço que cabe no bolso de qualquer pessoa”, afirma Rômulo Silva, diretor de desenvolvimento da Accor no Brasil.
O hotel será voltado tanto para o público comercial – vendedores e profissionais que atuam na região – quanto para turistas. A ocupação máxima do empreendimento deve variar entre 200 e 300 pessoas.
Durante a fase de construção, devem ser gerados cerca de 20 empregos diretos e a estimativa de outros 50 indiretos.