CAPITÓLIO – O Empreendimento Cataguá iniciou, no dia 16 deste mês, as obras do Tuná Parque Aquático em Capitólio. Segundo informações da empresa, será o maior parque aquático de Minas e terá padrão internacional, com atrações e 150 mil m2. Orçada em R$150 milhões, a obra deve levar três anos para ser concluída e a previsão é de geração de 300 empregos diretos e cerca de mil indiretos.
Entre as atrações do Tuná estão piscinas de ondas, o Rio Lento e o Tuná Race, um mega brinquedo igual aos existentes no Blizzard Beach, na Disney, e o Volcano Bay, da Universal. Os brinquedos Baby e Kids e a atração Family também estão integrados ao conjunto de piscinas do parque.
De acordo com os empreendedores Jorge Abukater e João Victor Queiroz Karan, as intervenções na construção do parque vão respeitar os critérios das melhores práticas biológicas, geológicas e serão acompanhadas por profissionais habilitados.
“Estamos tendo todos os cuidados necessários e já obtivemos as liberações e licenças como do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram-MG) e com a Prefeitura Municipal de Capitólio. A obra leva em consideração o distanciamento ideal da margem do Lago de Furnas e da rodovia MG-050, respeitando todas as legislações”, afirmam os empresários.
O Empreendimento Cataguá foi lançado dia 29 de agosto de 2022, como um projeto ousado e grandioso, ocupando um espaço, já privilegiado pela natureza, onde estão sendo programados três parques temáticos – dois já estão em funcionamento; e um resort com investimentos da ordem de R$350 milhões, gerando cerca de 910 empregos diretos e 2.730 indiretos nos primeiros três anos.
Cataguá é um projeto de turismo sustentável num terreno de 129 hectares de área total e 81% de área verde preservada, que terá 84% sem edificação. O empreendimento prevê 30 hectares de emoção no parque de aventura, 5 quilômetros de terra banhada pelo Mar de Minas, 150 mil m2 de parque aquático, dois acessos ao Mar de Minas para atividades náuticas, resort 5 estrelas, ponte pênsil com 110 metros de comprimento, 80 m de altura na principal vista do Parque Mirante dos Canyons.
Já o Parque Mirante dos Canyons, que está em funcionamento, foi construído para aproveitar ao máximo a beleza das paisagens naturais do local e conta com um deck suspenso com uma vista que pode ser observada pelos 300 mil turistas que visitam o local anualmente, além do Mirante Clássico (o cartão-postal de Capitólio), têm piscinas naturais, cachoeiras e caminhos entre a vegetação nativa de campos rupestres.
O resort Cataguá 5 estrelas terá vista para o Mar de Minas e completo serviço de hotelaria, uso do Beach Club e orla de esportes de três quilômetros no entorno da água.