1 de julho de 2023
PASSOS – O Empório do Sistema Faemg Senar montado na Expass Agro 2023 é um sucesso de vendas desde o primeiro dia do evento, que começou na última segunda-feira, 29. Queijos, doces, café, iogurtes preparados por ex-alunos da entidade ganharam o gosto do público que está se encantando com os novos sabores feitos por produtores rurais. O Empório fica em exposição até a noite deste sábado, 30, no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos.
Entre os produtos alguns já são conhecidos, como a Celeiro do Leite, Quintal do Glória e Cremoris. A Celeiro, pela sua produção em Passos, maturação em caverna e lançamentos de produtos específicos como o queijo Cremoso. O Quintal do Glória produz queijos tipo Canastra, em São João Batista do Glória. As duas queijarias lançaram seus produtos no primeiro Festival do Queijo realizado em Passos. Já o iogurte Cremoris foi lançado em 2022 pelo instrutor do Senar, Giancarlo Ferreira, e ganhou o prêmio como Melhor Iogurte do Mundo, no mundial realizado em São Paulo.
Os produtos foram selecionados pelos agentes de desenvolvimento rural do Sistema Faemg Senar e responsáveis pela mobilização e capacitação dos produtores no município pela parceria entre Sindicato Rural e Faemg.
“A feira é uma excelente oportunidade de mostrar o trabalho de capacitação realizado com os produtores e a qualidade dos produtos, uma das premissas do Sistema Faemg Senar. São alimentos de qualidade e comida de verdade, sem a adição de elementos químicos\conservantes, a disposição do consumidor”, disse a ADR Camila Freire.
Entre os produtores que participam do Empório Senar pela primeira vez estão Janaina e Tiago, da queijaria artesanal Copo de Leite. Janaina já fez muitos cursos do Senar e está em busca de diferenciação e qualidade para os seus produtos. Além do queijo, ela produz doces e desenvolveu, para um cliente em especial, um doce sem açúcar de cana, o produto é um sucesso de vendas. Janaína se surpreendeu com as vendas do primeiro dia e foi necessário produzir mais doces e queijos, para os dias seguintes do Empório. O mesmo aconteceu com outros produtores que tiveram que voltar à produção para atender a demanda.
O Rafael Machado de Carvalho, da Fazenda Morro Redondo, apostou no queijo minas frescal e doce de leite após trancar a faculdade de agronomia durante a pandemia. Começou com o leite de uma vaca e hoje se dedica à produção. Já Priscila Gonçalves Medeiros, da marca Da Fazenda, passou a produzir iogurte após desistir da profissão de bancária e se encontrou na nova atividade.
Ana Luisa Vasconcelos, Lilita, da Fazenda Santa Isabel, sempre foi apaixonada pela produção de queijos e, após se aposentar do comércio, começou a se dedicar mais a atividade que antes era exclusividade para a família. Com delicadeza, ela produz queijos com especiarias como o chancliche, melba, minas frescal e geleias, tudo com produtos da fazenda. Os seus queijos carregam outros elementos que os fazem diferenciados e uma ótima opção para festas e reuniões.