Ícone do site Folhadamanha

Emater sobe em ranking de empresas brasileiras

BELO HORIZONTE – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) conquistou a 27ª posição no ranking das 1000 Maiores Empresas Brasileiras, sendo a segunda empresa mineira mais bem posicionada na lista, e o 14º lugar no segmento Agronegócio no país, sendo a primeira de Minas.Já na categoria Melhores Empresas Brasileiras, a estatal mineira aparece na 209 colocação no ranking geral, figurando no 15º lugar entre as melhores empresas de Minas.
Na 50ª edição, o Melhores e Maiores da revista Exame é uma das principais premiações empresariais do país e foi realizado, no dia 14 de setembro, em São Paulo. Neste ano, a premiação avaliou empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis e balanços divulgados em fontes fidedignas.
No ano passado, a Emater-MG ocupava no ranking a posição de número 89 entre as maiores empresas do país. Segundo o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, foi um grande avanço em 2023.
Para realização das análises das empresas foram considerados três critérios: resultado financeiro das empresas (dados contábeis), crescimento e práticas de impacto ESG (sigla em inglês que significam environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização). Nesse último quesito, a empresa, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e atua na extensão rural mineira há quase 75 anos, tem resultados bastante robustos. A Emater-MG tem convênio com 811 municípios do Estado, mais de 95% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 350 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações.
Na agenda ambiental, a Emater–MG desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental. Dentro dessa proposta, em 2022, foram atendidos 207.670 agricultores, 705 organizações rurais e 6.192 pessoas de áreas urbanas. A empresa também atua ao lado das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura, em ações de recuperação das sub-bacias hidrográficas de Minas Gerais como o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.
Outra iniciativa importante foi a adesão da empresa ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). A estatal mineira adotou ainda novos instrumentos de boa governança (Plano de Integridade da Emater-MG, Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Pacto por Resultados e outros). “O ranking da Exame avalia atitudes da empresa, programas e ações voltadas para a política ESG, com a preocupação social, de governança e ambiental, além dos índices de arrecadação e índices contábeis financeiros. Então isso mostra que a gestão da empresa está no caminho certo e estamos avançando. Outro dado que nos chama atenção é que a empresa, dentro do ramo do agronegócio em Minas Gerais, foi a primeira colocada”, argumenta Otávio.
“Com assistência técnica da Emater-MG, milhares de agricultores se tornaram aptos a comercializar junto à rede estadual de ensino. Com isso, o Estado cumpriu não só o mínimo exigido de uso de 30% da verba federal em compras de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, como esse número já chega a 38%, gerando mais emprego e renda no campo”, salienta o diretor-presidente da Emater-MG.

Sair da versão mobile