Ícone do site Folhadamanha

Emater reinaugura escritório no Jardim Coolapa em Paraíso

Representantes de vários setores participaram da solenidade de reinauguração do escritório da Emater na cidade./ Fotos: Divulgação

Roberto Nogueira

S.S. PARAÍSO – A escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) em São Sebastião do Paraíso foi reinaugurado na última quarta-feira, 16.

De acordo com a responsável pelo escritório, Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho, o prédio, que já existe há 42 anos, passou pela primeira reforma. Ela anunciou que as instalações estão de portas abertas para melhor atender aos produtores rurais com mais conforto e tranquilidade.

Com a reinauguração, o escritório voltou a atender no endereço tradicional, na Avenida Afonso Pena, 452, no Jardim Coolapa. Durante a reforma, a instituição funcionou temporariamente em um espaço cedido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp).

A solenidade de reinauguração foi conduzida por Camila Rodrigues Silva Silos, responsável administrativa; e pela extensionista técnica, Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho, que deram as boas-vindas aos convidados. Ainda atua no escritório o técnico Geraldo José Rodrigues, do programa Certifica Minas.

O evento contou com a presença de representantes de vários segmentos da comunidade paraisense. Participaram o prefeito Marcelo Morais, o vereador Luiz Benedito de Paula, representando a Câmara. Também compareceram dirigentes da Acissp, agentes financeiros, representantes de cooperativas de crédito, das associações de produtores e de comunidades rurais.

O prefeito destacou a importância da Emater para o município e, principalmente, a relação de parceria entre a Prefeitura e a Emater para que serviços essenciais cheguem àqueles que realmente precisam.

Conforme a extensionista Sirlei Sanfelice, a reinauguração do escritório representa um marco importante para todos que ali trabalham e também aos produtores que vão até ao local em busca de assistência. “São estas parcerias que temos aqui em Paraíso que fazem o progresso possa chegar até o meio rural”, afirma.

“O objetivo é proporcionar mais conforto aos produtores  que buscam aqui a assistência técnica, um atendimento de qualidade a altura que todos merecem”, salienta. Sirlei reforçou a importância do trabalho, da parceria e atuação em conjunto de todos aqueles que buscam a melhoria da qualidade de vida do meio rural, seja os produtores, seus familiares, os trabalhadores e todos os envolvidos, descreve.

Ainda durante o evento foram lembrados os ex-dirigentes que atuaram no escritório. “Vários foram os colaboradores que fizeram suas atividades em prol dos cafeicultores, como Jorge, o Salvio Antunes, o João Bosco que foram últimos técnicos que atuaram aqui” recordou.

“Fica a gratidão a cada um pelo que fizeram pelo setor e pelo município desde que aqui a Emater se instalou há mais de 40 anos. Hoje ganhamos um novo fôlego para que as atividades continuem e possamos levar a melhor assistência ao nosso setor”, acrescenta.

Com a reforma a sede da Emater ganhou uma sala de classificação de café, do município. O local foi equipado com aparelhos e acessórios adquiridos por meio de verba destinada por emenda parlamentar. Com essa sala, o pequeno produtor pode realizar a classificação do café sem nenhum custo.

“Teremos este espaço para que o produtor possa vir fazer uso desta sala de prova completa, onde pode ser feita a classificação física sensorial dos cafés para que os cafeicultores possam conhecer o seu produto e buscar melhores preços de comercialização”, completa Sirlei.

Em 2023, o escritório da Emater em Paraíso realizou mais de cinco mil atendimentos a quase 500 produtores rurais de São Sebastião do Paraíso. A Emater tem como missão promover o desenvolvimento sustentável por meio de assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade mineira, com foco principal no pequeno e médio produtor. Atualmente, a Emater é a maior empresa pública do setor no Brasil e está presente em cerca de 800 municípios de Minas Gerais.

Sair da versão mobile