Ícone do site Folhadamanha

Emater-MG inicia circuito de cafeicultura em Paraíso

Foto: Arquivo FM.

S. S. PARAÍSO – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) dará início ao Circuito Mineiro da Cafeicultura 2023, na próxima quinta-feira, 30. Segundo a Emater-MG, a primeira etapa está marcada para o município de São Sebastião do Paraíso, no Parque de Exposições João Bernardes (Expar). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, a partir das 7h30. A expectativa é de 300 participantes.

De acordo com a empresa, o circuito terá uma série de eventos técnicos promovidos em dezenas de municípios, em todas as regiões produtoras de café de Minas Gerais.

Os temas abordados por especialistas nas palestras em São Sebastião do Paraíso serão: qualidade com sustentabilidade, novas tecnologias para a cafeicultura, construção da fertilidade no perfil do solo e evolução da qualidade na cafeicultura. A segunda etapa do circuito será no dia 5 de abril, no município de Nepomuceno, no Sul do estado. O Circuito Mineiro da Cafeicultura contará com aproximadamente 30 eventos técnicos até o mês de novembro.

“A ideia do circuito é reunir todos os representantes da cadeia produtiva para uma troca de informações técnicas. São produtores, traders, comerciantes, cooperativas. Os temas são escolhidos por uma comissão e avaliados de acordo com o que está acontecendo no mercado de café. Este ano, por exemplo, discutiremos assuntos como regeneração de solo, sustentabilidade e gestão de propriedades cafeeiras”, disse o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

O Circuito Mineiro da Cafeicultura é promovido pela Emater-MG há mais de 20 anos. A empresa escolhe cidades polo para sediar as etapas e mobiliza produtores de municípios vizinhos para participar dos eventos. “Todo ano a gente também procura incluir uma nova cidade para sediar uma das etapas”, disse o coordenador.

Safra 2023

Em 2023, Minas Gerais deve colher 27,5 milhões de sacas (60kg), de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo indica que 50% da safra brasileira do café sairá das lavouras mineiras. Os cafezais estão presentes em aproximadamente 450 municípios do estado. As principais regiões produtoras são o Sul de Minas, Matas de Minas, Chapada de Minas e Cerrado Mineiro. O café é o produto agropecuário que movimenta o maior valor de embarques de Minas Gerais para o mercado internacional. Foram US$6,9 bilhões em 2022.


Sair da versão mobile