6 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação / Emater.
BELO HORIZONTE – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) publicou quatro novas cartilhas na Livraria Virtual com os temas Manual de Manejo Orgânico do Cafeeiro, Técnicas Nucleadoras para Recuperação de Áreas Degradadas, Cultivo da Pitaya e Produção Programada de Alimentos na Perspectiva de Comercialização para o Pnae. O material é gratuito e pode ser acessado no banner da Livraria Virtual, no site www.emater.mg.gov.br.
Segundo informações da Emater, a cartilha sobre café orgânico apresenta as adequações necessárias para implementação na propriedade, como documentos e registros que permitam a rastreabilidade da produção e como obter a certificação. O material também trata da “construção” da fertilidade do solo, como fazer a adubação da lavoura, o controle de pragas e doenças e outras práticas para o cultivo do café orgânico.
“Em Minas Gerais, muitas cooperativas de café já aderiram à certificação e comercialização de café orgânico, o que facilita e estimula a produção orgânica entre seus cooperados. A produção de café em sistema orgânico tem um grande potencial de reduzir a contaminação do meio ambiente, da água e dos alimentos, promover a saúde das famílias envolvidas na produção e também de gerar renda”, afirma Lucas Muzzi Machado Diniz, autor da cartilha da Emater-MG.
Outra publicação na área de Agroecologia lançada na Livraria Virtual é a cartilha Técnicas Nucleadoras para Recuperação de Áreas Degradadas. A nucleação consiste em criar pequenas “ilhas” com grande diversidade de espécies na área a ser recuperada, possibilitando a regeneração natural. O extensionista da Emater-MG e autor da cartilha, Ian Leal Lacerda, explica sobre as técnicas para atrair animais dispersores de sementes, como fazer o controle de plantas daninhas, o plantio de espécies vegetais nativas, entre outros manejos.
Na área de Fruticultura, a novidade na Livraria Virtual é a cartilha sobre Cultivo da Pitaya. A fruta vem ganhando espaço em Minas Gerais e pode produzir por aproximadamente 15 anos. A pitaya é rica em vitaminas e fibras, excelente qualidade digestiva e baixo teor calórico. Os autores Jader Murta e Gilmar de Oliveira explicam como preparar o solo, fazer a seleção das mudas, a adubação e o plantio.
A pitaya é uma planta trepadeira, por isso precisa ser tutorada, com suporte para os ramos. As podas são necessárias em diferentes fases da cultura. A cartilha também contém informações sobre controle de pragas, doenças e plantas daninhas e até sobre polinização.
Já para os interessados em comercializar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Emater-MG preparou uma cartilha explicando como o agricultor pode se programar, escolher o que vai produzir e os cuidados que devem ser tomados para a venda dos produtos. A publicação aborda desde hortaliças e frutas, até grãos, pescados, carne de frango, ovos e mel.
Em diversos municípios o Pnae se tornou um importante meio de comercialização para os agricultores familiares. A lei que regulamenta o programa estabelece que o mínimo 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
A Livraria Virtual da Emater-MG conta com mais de 130 publicações técnicas. A maioria é produzida por especialistas da própria empresa em suas respectivas áreas de atuação. As publicações são voltadas para o público geral, mas principalmente produtores rurais e profissionais do setor agropecuário. A Livraria Virtual é dividida por temas: Agricultura Familiar, Agroecologia, Agroindústria, Alimentação, Bovinocultura, Café, Criações, Culturas, Fruticultura, Meio Ambiente, Metodologia Participativa, Olericultura, Organização e Mercado e Silvicultura.
A Emater-MG possui também um Comitê Editorial composto por funcionários de diversas áreas da empresa, de todos os polos regionais do estado. A função do comitê é fazer a gestão das publicações técnicas da Emater-MG. O grupo avalia o conteúdo que será disponibilizado, planeja as publicações que serão lançadas durante o ano, e identifica as áreas em que há demandas para novas publicações.